Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
Eis aqui uma eleição feita de um candidato só. O sonho de qualquer um que disputa uma eleição. É o que vai acontecer no pleito municipal de 2024 em 18 cidades do Paraná. A informação foi confirmada ao Blog Politicamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Isso significa que os eleitores terão apenas um nome em quem votar.
De acordo com as regras eleitorais, o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os votos em branco e nulos, será eleito. Na prática, basta que o próprio candidato a prefeito vote nele mesmo, para que ele vença o pleito. O Paraná é o quinto estado do Brasil com o maior número de municípios nesta situação.
Estes “candidatos solitários” estão concentrados nas regiões Central (2), Norte (4), Noroeste (6), Oeste (5) e Sudoeste (1) do Paraná e em sete partidos: PSD (6), PL (4), PP (3), MDB (2), PSDB (1), PRD (1) e Republicamos (1).
A situação se replica em 214 municípios do Brasil, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — o dobro da eleição passada, de 2020, quando 107 cidades no país tiveram apenas um candidato concorrendo.
Ao mesmo tempo em que a candidatura única é um sonho para qualquer candidato, já que não existe disputa, o cenário é péssimo do ponto de vista de democracia e debate público — já que não há contraponto à candidatura única.