Debate da RIC deve adiantar o tom da campanha na última semana

A TV Record de Curitiba e a rádio Jovem Pan News realizam de forma simultânea na noite deste sábado (28), a partir de 21h, o debate com os candidatos a prefeitura de Curitiba. Mas apenas seis dos 10 concorrentes ao Palácio 29 de Março vão participar do debate — já que o convite foi feito a partir do critério de representatividade dos partidos no Congresso Nacional, previsto na legislação eleitoral. E aí, ficarão de fora Roberto Requião (Mobiliza), Cristina Graeml (PMB), Samuel de Mattos (Pstu) e Felipe Bombardelli (PCO) — justamente porque estes partidos não têm nenhum congressista.

Fotos: Redes Sociais

O Blog Politicamente vai acompanhar o debate pelas redes sociais e depois traz a análise e a repercussão do encontro entre os candidatos. Confirmaram presença Andrea Caldas (Psol), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP) e Ney Leprevost (União).

De acordo com as regras aprovadas pelos candidatos, o debate terá três blocos. No primeiro deles, os candidatos vão responder às perguntas feitas pelos jornalistas. No bloco seguinte, serão de embates diretos e os temas são de livre escolha dos candidatos. No terceiro e último bloco, novamente os concorrentes a prefeitura de Curitiba responderão às perguntas feitas pelos jornalistas e fazem as considerações finais.

Faltando praticamente uma semana para eleição, o debate da RIC deve ser mais ríspido do que o realizado pela TV Band, no início da campanha eleitoral. Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito e candidato a prefeito pelo PSD, deve ser um dos principais focos dos adversários, mas é provável que tenhamos um embate mais acirrado entre Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União) que, segundo a mais recente pesquisa Radar, divulgada nesta semana, disputam uma vaga num eventual 2º turno.

A sondagem eleitoral, na pesquisa estimulada, mostra Eduardo Pimentel com 35,4% das intenções de voto, Ducci tem 16,4% e Ney com 9,3% — os dois empatados no limite da margem de erro, que é de 3,5%. Portanto, o debate deste sábado pode dar um spoiler das estratégias de cada um dos candidatos nesta última semana antes da abertura das urnas.

Metodologia: O instituto Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa, registrada sob o número 03407/2024, tem grau de confiança de 95% e uma margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Compartilhe nas redes