Bajulado pela corte que cerca o governador Ratinho Junior (PSD), o marqueteiro que fala três idiomas e vende suas ideias com facilidade mudou a estratégia e parece que o tiro, por ora, tem saído pela culatra.
Depois de passar quase quatro anos com os mesmos modelos de propaganda, feito pelas mesmas agências que prestavam serviços ao governo tucano de Beto Richa, “el muchacho” virou o cano da metralhadora e induziu Ratinho Junior ao, até agora, maior erro da pré-campanha: atacar adversários.
Líder nas pesquisas, Ratinho Junior estrelou a propaganda do PSD descendo a bordoada em Roberto Requião (PT) e Richa, a quem – em seus governos, atribuiu ódio, mordomias e corrupção.
Pois em menos de um mês depois da malfadada estratégia, o instituto Paraná Pesquisas (PR-02498/2022) mostrou na última sondagem eleitoral que Ratinho caiu sete pontos enquanto os outros dois opoentes (Requião e Cesar Silvestri) subiram quase 10 — em comparação com pesquisa desenvolvida pelo Instituto IRG (PR-0831/2022). Basta conferir, nos próprios posts do Instagram elaborados pelo staff de comunicação governamental.
Passados alguns dias da publicação dos números da Paraná Pesquisas, eis que Ratinho Junior, volta às telas, em espaços cedidos pelo diretório nacional do PSD, com o mesmo discurso, batendo nas mesmas teclas: ódio, mordomias e corrupção.
O comando de campanha de reeleição já colocou as barbas de molho e, não será surpresa, se vierem mais números ruins. Embora a vantagem de Ratinho ainda seja confortável, palacianos já colocaram as lupas nas pesquisas internas para acompanhar o sobe e desce dos pré-candidatos ao Governo do Paraná.