Em franca minoria na Assembleia Legislativa do Paraná, os deputados de oposição usam as armas que têm para tentar frear os projetos da reforma administrativa proposta pelo governo Ratinho Junior.
Após a sessão plenária desta segunda-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia se reuniu, no início da noite, para apreciar o pacote de projetos encaminhado pelo Poder Executivo dentro da reforma administrativa. Houve pedido de vista em mais de 10 projetos da reforma do governo — entre eles os mais polêmicos.
Nesta terça-feira (22) às 13h os integrantes da CCJ se reúnem novamente. Isso porque os projetos enviados pelo Poder Executivo estão tramitando em regime de urgência — pedido este feito pelo Governo.
A estratégia é conhecida. A oposição tenta ganhar tempo para sensibilizar a opinião pública. Já que a tendência, diz uma fonte do Blog Politicamente, é que os projetos sejam aprovados por maioria na CCJ. “É o rolo compressor que vai passar e aprovar tudo”, disse uma fonte Depois disso, a reforma administrativa vai para outras comissões, se necessário, para depois ser apreciada pelos deputados no plenário.
A perspectiva do Palácio Iguaçu, diz uma fonte palaciana, é estar tudo aprovado até o fim desta semana. No início de dezembro, o governador Ratinho Junior irá anunciar a composição do novo secretariado.