X
    Categories: Paraná

Redes Sociais: como os pré-candidatos de Ponta Grossa estão performando?

Por Regis Rieger

As redes sociais foram liberadas como ferramenta de propaganda eleitoral em 2012, mas só quatro anos depois as campanhas começaram a dar mais atenção para este novo espaço. Sem dúvidas, foi em 2018, notadamente com a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República, que as plataformas digitais mostraram sua força na estratégia de qualquer candidato – seja para que cargo for.

Diante da relevância das redes sociais nas campanhas eleitorais, o Blog Politicamente (BP) traz a partir desta quinta-feira (25) a atuação no mundo digital de pré-candidatos de algumas cidades do Paraná. A partir de modernas ferramentas digitais, foi possível a obtenção dos dados, em total consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O BP traz, nesta primeira reportagem, a desenvoltura de pré-candidatos a prefeito da cidade de Ponta Grossa. Foram avaliadas as presenças no Facebook e no Instagram. A avaliação levou em conta os critérios de público, engajamento e atividade – entre os dias 22 de junho e 23 de julho, comparado aos 30 dias anteriores. Nesta sexta-feira (26), o BP vai mostrar o desempenho nas redes sociais dos candidatos da cidade de São José dos Pinhais.

Veja os resultados dos pré-candidatos em Ponta Grossa, em ordem alfabética

Público: Número total de seguidores ou curtidas na página do candidato em cada rede social.

 

Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos. É importante destacar que as reações podem ser positivas e/ou negativas.

 

Aliel Machado (PV)

O melhor resultado obtido pelo deputado federal no período avaliado foi no Instagram, alcançando 13.620 interações, um aumento de 20% no período analisado. Nesta rede, Aliel tem 26.867 seguidores. No Facebook, onde o pré-candidato reúne 88.136 pessoas, o engajamento foi menor com queda de 35%, totalizando 7.697 reações em comparação ao mês anterior. As manifestações do público foram maiores nas postagens referentes a conquistas de recursos para Ponta Grossa e sobre a sua vida pessoal. É importante destacar que interações podem ser positivas ou negativas.

Elizabeth Schmidt (União)

As participações do público na página do Facebook da atual prefeita, que busca a reeleição, registrou aumento 54% no engajamento, chegando a 13.178 interações nos últimos 30 dias. Seu público é de 22.619 seguidores. Já as reações no Instagram foram mais modestas, com 6,7% de crescimento, somando 9.765 interações, justamente na rede em que ela soma 25.677 pessoas. Sem considerar se as manifestações foram positivas ou negativas, os temas sobre melhorias nos serviços públicos e eventos, como o Festival de Balonismo, foram as que mais trouxe engajamento.

Mabel Canto (PSDB)

A deputada estadual, que disputa pela segunda vez a prefeitura, também alcançou o melhor resultado no Instagram com 24.579 seguidores. As interações cresceram em 138%, totalizando 13.101 reações. No Facebook, os cliques para curtir, os comentários e os compartilhamentos, tiveram uma redução de 27%, com 3.926 interações (podendo ser positivas e/ou negativas). Seu público na Fanpage é de 61.964 pessoas. A oficialização da sua pré-candidatura foi o assunto que mais proporcionou a interação do público nas duas redes nos últimos 30 dias.

Marcelo Rangel (PSD)

Somando 43.053 seguidores no Facebook, o engajamento nas postagens do ex-prefeito e atual deputado estadual, não é tão expressivo na quantidade. Apesar disso, dentro do período avaliado pelo BP, as reações aumentaram em 216% com 482 interações. As participações no Instagram também aumentaram em 6,6% totalizando 21.531 atividades. Assuntos que tratam do desenvolvimento urbano e postagens sobre a vida pessoal são os mais populares sem levar em consideração se as reações foram positivas e/ou negativas.

 

Regis Rieger:

View Comments (0)

Este website utiliza cookies