Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Regis Rieger
As redes sociais foram liberadas como ferramenta de propaganda eleitoral em 2012, mas só quatro anos depois as campanhas começaram a dar mais atenção para este novo espaço. Sem dúvidas, foi em 2018, notadamente com a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República, que as plataformas digitais mostraram sua força na estratégia de qualquer candidato – seja para que cargo for.
Diante da relevância das redes sociais nas campanhas eleitorais, o Blog Politicamente (BP) traz a partir desta quinta-feira (25) a atuação no mundo digital de pré-candidatos de algumas cidades do Paraná. A partir de modernas ferramentas digitais, foi possível a obtenção dos dados, em total consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O BP traz, nesta primeira reportagem, a desenvoltura de pré-candidatos a prefeito da cidade de Ponta Grossa. Foram avaliadas as presenças no Facebook e no Instagram. A avaliação levou em conta os critérios de público, engajamento e atividade – entre os dias 22 de junho e 23 de julho, comparado aos 30 dias anteriores. Nesta sexta-feira (26), o BP vai mostrar o desempenho nas redes sociais dos candidatos da cidade de São José dos Pinhais.
O melhor resultado obtido pelo deputado federal no período avaliado foi no Instagram, alcançando 13.620 interações, um aumento de 20% no período analisado. Nesta rede, Aliel tem 26.867 seguidores. No Facebook, onde o pré-candidato reúne 88.136 pessoas, o engajamento foi menor com queda de 35%, totalizando 7.697 reações em comparação ao mês anterior. As manifestações do público foram maiores nas postagens referentes a conquistas de recursos para Ponta Grossa e sobre a sua vida pessoal. É importante destacar que interações podem ser positivas ou negativas.
As participações do público na página do Facebook da atual prefeita, que busca a reeleição, registrou aumento 54% no engajamento, chegando a 13.178 interações nos últimos 30 dias. Seu público é de 22.619 seguidores. Já as reações no Instagram foram mais modestas, com 6,7% de crescimento, somando 9.765 interações, justamente na rede em que ela soma 25.677 pessoas. Sem considerar se as manifestações foram positivas ou negativas, os temas sobre melhorias nos serviços públicos e eventos, como o Festival de Balonismo, foram as que mais trouxe engajamento.
A deputada estadual, que disputa pela segunda vez a prefeitura, também alcançou o melhor resultado no Instagram com 24.579 seguidores. As interações cresceram em 138%, totalizando 13.101 reações. No Facebook, os cliques para curtir, os comentários e os compartilhamentos, tiveram uma redução de 27%, com 3.926 interações (podendo ser positivas e/ou negativas). Seu público na Fanpage é de 61.964 pessoas. A oficialização da sua pré-candidatura foi o assunto que mais proporcionou a interação do público nas duas redes nos últimos 30 dias.
Somando 43.053 seguidores no Facebook, o engajamento nas postagens do ex-prefeito e atual deputado estadual, não é tão expressivo na quantidade. Apesar disso, dentro do período avaliado pelo BP, as reações aumentaram em 216% com 482 interações. As participações no Instagram também aumentaram em 6,6% totalizando 21.531 atividades. Assuntos que tratam do desenvolvimento urbano e postagens sobre a vida pessoal são os mais populares sem levar em consideração se as reações foram positivas e/ou negativas.