Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Desta vez não houve suspense, nem demora. O governador Ratinho Junior vai anunciar nesta quarta-feira (28) a indicação do advogado e professor Fábio Franco para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Conta uma boa fonte do Blog Politicamente, que a decisão foi tomada ainda ontem (27) — cerca de 24 horas depois que o Tribunal Pleno do TJ formou a lista tríplice com o nome dos três advogados que disputavam a vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende.
Apesar de ter sido o menos votado dos candidatos, ele obteve 63 votos contra 87 de Renata Melfi de Macedo e 78 de Helena de Toledo Coelho ele era tido como favorito na bolsa de apostas. Logo depois da eleição da lista tríplice, uma boa fonte do Blog Politicamente chegou a brincar: “Na Austrália, o Fábio já esta nomeado” — só que ninguém esperava que seria tão logo.
Alguns fatores pesaram a favor de Fábio Franco. Talvez, o principal deles, o amplo apoio das seccionais da OAB pelo interior, que pressionam por mais representatividade no TJ do Paraná — já que o último desembargador oriundo do interior pelo quinto constitucional da Ordem, Domingos José Perfetto, foi escolhido pelo então governador Roberto Requião em 2009. Desde então, pela cota da OAB só candidato da capital emplacava no TJ. Desta forma, Ratinho faz um aceno aos conselheiros do interior da Ordem.
Fábio Franco, que tem atuação na cidade de Paranavaí e chegou a ser presidente da OAB de lá, sabia que o retrospecto e a estatística lhes eram desfavoráveis, mas além da “força do interior” ele contou com apoio de deputados governistas da Assembleia Legislativa do Paraná — que receberam a visita de Franco horas depois da entrar na lista tríplice.
O ótimo trânsito com alguns secretários forte de Ratinho e a chancela do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) , Frederico Mendes Junior, contribuíram de forma definitiva para a indicação do governador Ratinho Junior. Esta foi a primeira vez que o nome de Fábio Franco chegou até o gabinete do governador. Em maio, na disputa pela vaga da desembargadora Regina Afonso Portes, hoje ocupada pela desembargadora Luciana de Carneiro de Lara, ele parou na lista sêxtupla da OAB.