Atualizado às 19h34
O governador Ratinho Junior embarca no início da tarde desta quinta-feira (28) para Brasília onde vai acompanhar a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A comitiva paranaense deve ser enxuta, já que os convites para a cerimônia estão sendo disputados a tapa. Dos demais chefes dos poderes do Paraná, apenas o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, vai comparecer à solenidade de posse na Suprema Corte.
O Procurador Geral do Estado, Gilberto Giacoia, foi convidado para o evento, mas no início da noite desta quarta-feira teve um problema com o voo e teve que retornar para Curitiba. Talvez ele faça uma nova tentativa de chegar em Brasília nesta quinta-feira. O Defensor Público Geral do Paraná, André Giamberardino, conseguiu embarcar e já esta na capital federal.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também pretende comparecer à cerimônia de posse de Barroso. A presença do presidente era incerta por conta de uma cirurgia que ele será submetido nesta sexta. No entanto, a informação sobre a presença de Lula partiu da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A cerimônia de posse, na sede do STF, em Brasília, conta com 1,2 mil convidados e com a presença da cantora Maria Bethânia, que cantará o hino nacional.