O governador Ratinho Junior se reuniu hoje cedo com a cúpula da Assembleia Legislativa. A pauta foi a reforma administrativa que será enviada nesta segunda-feira ao Poder Legislativo.
O encontro aconteceu as 7h30 no Chapéu Pensador — uma construção de madeira e vidro localizado dentro de uma propriedade da Copel, no Bigorrilho.
Estiveram presentes o presidente da Alep, Ademar Traiano, o 1° secretário Luiz Cláudio Romanelli, além dos deputados Guto Silva, Alexandre Curi, Márcio Nunes, Nelson Justus, presidente da CCJ, parlamentares da base que integram a CCJ, além de líderes partidários — menos o da oposição.
Os convidados para a reunião são personagens centrais que podem fazer o projeto da reforma administrativa andar sem percalços na Assembleia Legislativa.
Pontos positivos — Conta uma boa fonte que boa parte da reunião foi dedicada ao projeto de privatização da Copel. Ratinho explicou os pontos positivos, falou da questão que embora esteja prevista a venda de parte das ações, o Estado continuará no controle da empresa.
E que poucas coisas mudam. A tarifa da luz, por exemplo, o governador falou que não haverá alteração — assim como os programas sociais em andamento na Copel. O governo ainda manterá a maioria do conselho de administração, com indicação de três diretores, e terá o poder de veto.
A expectativa do governo, dita na reunião, é de arrecadação de até R$ 3 bilhões — recursos que seriam usados em obras de infraestrutura.
Avaliação — Uma fonte do Palácio Iguaçu contou ao Blog Politicamente que a percepção dentro do governo é que a questão da venda de parte das ações da Copel será bem recebida pela opinião pública. Que a preocupação de rejeição é maior com a criação das nove secretarias e a criação dos 450 cargos do que a questão da privatização da Copel.
No início da noite haverá uma nova reunião no Chapéu Pensador. Desta vez, o governador Ratinho Junior vai falar com os deputados da base governista.