Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
A menos de cinco meses das eleições, a pesquisa do Instituto IRG, divulgada na noite desta quinta-feira (19), trouxe poucas novidades no quadro eleitoral do Paraná. Nenhuma surpresa. Coisa morna. Nem na disputa presidencial, nem para o Governo e tampouco ao Senado Federal.
É verdade que o presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu uma leve vantagem contra o principal adversário, o recém-casado e ex-presidente Lula (PT). Se na pesquisa IRG anterior, 5 de abril, os dois estavam tecnicamente empatados aqui pelas terras das araucárias — 36,1% de Bolsonaro contra 35,2% do petista – nesta pesquisa o presidente apareceu com 42,9% e Lula com 35%. Descolamento tímido ante o resultado de 2018, quando Bolsonaro obteve 68,3% dos votos dos paranaenses enquanto o PT, do na época candidato Haddad, teve 31,5%.
Ciro Gomes do PDT vem com 5,1%, o tucano João Dória com 3,3%, Simone Tebet (MDB) com 1,6%, Andre Janones do Avante teve 0,9%, mesmo porcentual de Pablo Marçal (PROS), que esteve em Curitiba no fim de semana passado participando de uma palestra. Em último Felipe D`Avila (Novo) com 0,5%. 5,9% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 2,9% não responderam.
Governo — Na corrida pelo Palácio Iguaçu tudo parece seguir conforme planejado pelo marqueteiro gringo do governador e pré-candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD). Os dois principais candidatos, Ratinho e o ex-governador Roberto Requião (PT) praticamente se mantiveram no mesmo patamar quando comparada com a pesquisa do mês passado do mesmo instituto IRG.
No primeiro cenário testado, Ratinho aparece com 52,8% e o petista com 20,2% — seguidos por Flávio Arns (Podemos) com 7,2%, César Silvestri Filho com 2,7% e Professora Ângela Machado do Psol com 1,7%. 11,3% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados pela pesquisa e 4,2% optaram por não responder.
Em abril, Ratinho aparecia com 53% das intenções de voto, Requão com 21,5%, Arns teve 8,6%, César Silvestri 2,9% e a Professora Ângela 1,6%.
Agora, no segundo cenário pesquisado, retirando a candidatura do Podemos, o governador obteve 55,3% dos votos, o petista vem em seguida com 21%, o tucano teve 3,2% e a candidata do Psol 2,3%. Enquanto que 13,6% não escolheram nenhum e 4,6% não quiseram responder à pesquisa.
Senado – Embora parece escanteado, Alvaro Dias (Podemos) segue bem a frente dos adversários na corrida pela única vaga ao Senado Federal. Alvaro que não tem encontrado espaço na chapa do governador Ratinho Junior, muito menos na de Requião, apareceu nesta pesquisa com 45% dos votos. O petista Dr Rosinha teve 17,9%, Paulo Martins (PL), recém ungido candidato do presidente Bolsonaro no Paraná, alcançou 7,1%, o progressista Guto Silva teve 4,5%, o emedebista Orlando Pessuti 4,3%, Aline Sleutjes (Pros) teve 2,7% e Elton Barz (PCdoB) e Desiree Salgado (PDT) ficaram com 0,94%.
A pesquisa ouvir 1500 eleitores no Paraná e foi registrada sob os números PR-08031/2022 e BR-01607/2022. O intervalo de confiança é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro de 2,5%.