Por Karlos Kohlbach
O governador Ratinho Junior fez um bate e volta ontem até Porto Alegre para se encontrar com o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e apresentar algumas de suas apostas eleitorais para as eleições municipais de 2024.
A prioridade do encontro era fazer a foto de Bolsonaro com Eduardo Pimentel e Paulo Martins — a chapa montada por Ratinho para disputar a prefeitura de Curitiba. A foto oficial só deve ser divulgada nas redes sociais na segunda-feira — estratégia montada para tentar abafar a repercussão do anúncio de Rosangela Moro como vice de Ney Leprevost (União Brasil), chapa que deve ser o principal adversário da centro direita.
Um vídeo do encontro na capital gaúcha foi divulgada nas redes de Ratinho e mostra quem são os pré-candidatos abençoados pelo governador em 2024. Ciceroneado pelo deputado federal Filipe Barros, um dos principais elos de Bolsonaro com o Paraná, o governador apresentou Renato Silva (PL), atual vice-prefeito de Paranhos, como a aposta em Cascavel.
Outro que esteve na comitiva foi o general Silva e Luna, que está na corrida eleitoral em Foz do Iguaçu pelo PL. Aliás, Silva e Luna foi o mais saudado por Bolsonaro durante o encontro — até pela relação mantida com o ex-presidente. Além da carreira militar, o general comandou a Petrobras e a Itaipu Binacional na gestão do Capitão.
O encontro com Bolsonaro mostra o xadrez político eleitoral montado estrategicamente pelo Palácio Iguaçu que mira não somente as eleições municipais, mas também 2026. Posicionar aliados nas principais cidades do Paraná faz parte dos planos do governador — independentemente de qual rumo ele vai seguir em 26, se a disputa pelo Senado, pela presidência da República ou até uma vice ao Palácio do Planalto.
Ratinho aposta também em Marcelo Rangel em Ponta Grossa, no atual vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, na cidade Canção, e em Tiago Amaral em Londrina.
View Comments (0)