O governador Ratinho Júnior (PSD) compareceu à seção eleitoral já na primeira hora de votação. Ele afirmou que, na capital do Paraná, quem tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato Eduardo Pimentel (PSD). A fala é uma resposta a um vídeo divulgado no sábado (5) pela candidata Cristina Graeml (PMB) em que Bolsonaro praticamente diz preferir ela a Pimentel.
O próprio Ratinho Junior costurou o apoio do PL na chapa de Pimentel, indicando o ex-deputado federal Paulo Martins (PL) para a vaga de vice-prefeito. Bolsonaro chegou a gravar um material de apoio em que aparece junto de Ratinho, Pimentel e Martins.
O vídeo de Graeml com Bolsonaro teria o objetivo de desmentir uma fake news que circulou nos últimos dias. O material foi divulgado por um número de telefone que se faz passar pelo próprio Bolsonaro. Mais que desmentir os ataques, Graeml obteve uma manifestação contundente do ex-presidente que disse estar torcendo por ela. “Eu não abro voto por você, você sabe o porquê. Mas torço por você e ponto final”, disse o “Capitão”.
De acordo com o Portal Banda B – parceiro do Blog Politicamente na cobertura eleitoral – Ratinho afirmou que “é natural que neste momento de eleição todos busquem atrair apoios”.
O governador buscou amenizar o impacto que o vídeo pode causar no resultado da eleição. Para ele, “mais que apoios e chancelas, minha, do prefeito Greca ou do Bolsonaro, qualquer ator político, é ver a experiência e capacidade do candidato como um todo. Temos que olhar agora para os problemas de Curitiba, quais são os desafios para o futuro, o que a população almeja do próximo prefeito”, afirmou Ratinho.
Ratinho Júnior também declarou que antes de pensar sobre questões amplas, de cunho nacional, como o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ou ideologias de direita e esquerda, é necessário pensar na cidade.