O Diário Oficial do Poder Executivo divulgado no início da noite desta sexta-feira (1) traz as exonerações dos últimos secretários de Estado que vão disputar a eleição em outubro. O mesmo documento traz os substitutos imediatos em cada pasta – com exceção da Secretaria de Família, Justiça e Trabalho. O que chama a atenção é que todos fizeram seus sucessores, menos Ney Leprevost que hoje anunciou a saída do PSD e a filiação ao União Brasil.
Vamos atualizar o primeiro escalão do governo Ratinho Junior.
Infraestrutura e Logística – O engenheiro do DNIT Fernando Furiatti, que comandava o DER-PR, assumiu hoje a poderosa e estratégica secretaria de Infraestrutura e Logística, no lugar de Sandro Alex, que retoma o mandado de deputado federal para tentar a reeleição. No DER quem assume é Alexandre Castro Fernandes.
Saúde – Quem assume a pasta é César Augusto Neves Luiz que era chefe de gabinete de Beto Preto, que vai disputar uma cadeira em Brasília na Câmara Federal. O que chamou a atenção é que Beto Preto será mantido no governo. Ele foi nomeado para um cargo na Governadoria.
Sejuf – O diário traz ainda a exoneração de Ney Leprevot, que comandava a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Mas seu substituto ainda é uma incógnita, embora fontes do Blog Politicamente garantem que o MDB indicará o sucessor de Leprevost. Falta só entrar num entendimento em torno de um nome.
Planejamento – Valdemar Jorge, que também é presidente do Republicanos do Paraná, foi exonerado da pasta. Ele deve se dedicar as campanhas estadual e federal da legenda. Para seu lugar, Ratinho escolheu Louise da Costa e Silva Garnica, que estava na função de Diretor Geral da secretaria.
Superintendências – Outros quatro superintendentes do Governo, que têm status de secretario de Estado também deixaram hoje os cargos. Daniel Villas Bôas, Superintendente Geral de Relações Institucionais, deixou a função. Fabiano Lazarino Antunes foi quem assumiu.
Marcelo Rangel, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa, deixa de ser superintendente de Inovação. O sucessor não foi anunciado ainda. Assim como na superintendência de Apoio aos Municípios que até então era exercida pelo ex-deputado estadual Ricardo Maia que também deixou o cargo.
Mauro Rockenbach deixa o cargo de Superintendente de Diálogo e Interação Social e para o lugar dele entra Roland Rodolfo Rutyna.
Governadoria – Outros decretos chamaram a atenção. O deputado estadual Gugu Bueno, que deixou esta semana a Assembleia Legislativa, foi nomeado para exercer cargo de assessor especial da Governadoria.
Cetran – Do Conselho Estadual de Trânsito foram exonerados os agora ex-secretários Beto Preto, Márcio Nunes e Daniel Vilas Bôas.