Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O governador Ratinho Junior (PSD) embarca nesta terça-feira (12) cedinho para Brasília. Na capital federal, ele se reunirá com o novo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio. Estarão com Ratinho o diretor presidente da Ferroeste, André Gonçalves, o secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti, e o coordenador do Grupo de Trabalho Ferrovias, Luiz Henrique Fagundes.
O Blog Politicamente apurou que o tema central do encontro será o projeto da Ferroeste. A intenção do governador é apresentar ao ministro a finalização dos projetos de responsabilidade do Estado do Paraná. Ratinho aposta na boa relação com o Governo Federal para dar andamento nos grandes projetos de infraestrutura do Estado.
Sampaio assumiu a pasta no início desde mês após a saída de Tarcísio de Freitas para disputar as eleições – ainda não se sabe se para o Governo de São Paulo ou para o Congresso Nacional. A relação de Ratinho e do ex-secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, com Tarcísio era considerada excelente e ideia é aproximar o Governo do Paraná com o novo titular do ministério.
O governo Ratinho apresentou um projeto da nova Ferroste que vai ligar o Porto de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Ao todo serão 1.304 quilômetros de trilhos.
De acordo com o governo, o projeto da nova Ferroeste está no processo de obtenção da Licença Prévia Ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). As audiências públicas terão início no mês de abril. O projeto deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo semestre deste ano. O investimento, ainda de acordo com o governo, é de R$ 29,4 bilhões. A empresa ou consórcio vencedor fará a obra e poderá explorar a ferrovia por 70 anos.