Atualizado às 10h10
O governador Ratinho Junior já bateu o martelo: o Procurador Geral de Justiça, o chefe do Ministério Público do Paraná, é o promotor Francisco Zanicotti. O anúncio foi feito agora pelo governo do estado.
Zanicotti foi o candidato mais votado na eleição do Ministério Público do Paraná, com 418 votos, contra 374 de Ivonei Sffogia e 331 do procurador Mauro Sergio Rocha. A disputa, na verdade, estava concentrada entre Zanicotti e Mauro Rocha. Zanicotti vai substituir Gilberto Giacoia.
Dentre as competências do Procurador Geral de Justiça, está propor ações que envolvem, por exemplo, juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos e até governador. Então é um cargo de máxima relevância e embora não tenha status, é sim considerado um chefe de poder. Por isso, a eleição, e agora a escolha de Ratinho, desperta a atenção no Centro Cívico.
Zanicotti é promotor de Justiça desde 1996 e foi presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Também atuou nas Promotorias de Justiça de São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. É titular, desde 2013, da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba.
5277