O governador Ratinho Junior usou as redes sociais para criticar abertamente a sugestão do ex-ministro Guido Mantega que, com o aval do presidente eleito Lula, fez um pedido oficial aos Estados Unidos para adiar as eleições do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O pano de fundo desse iniciativa de Mantega é a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) da candidatura de Ilan Goldfjan, que já foi presidente do Banco Central, para o cargo no BID. A eleição acontece no dia 20 de novembro.
“Considero absurda a sugestão do ex-ministro, Guido Mantega, de adiar a eleição do BID, que já tem como candidato, representando o Brasil, o ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Um dos maiores parceiros do BID no Brasil, o Paraná não apoia essa proposta”, escreveu Ratinho Junior.
O pedido de Mantega revela a estratégia da equipe de governo de transição, comandado por Lula e Geraldo Alckmin, de tentar frear todas as ações de Bolsonaro. A indicação do atual presidente de ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) também está no radar dos petistas.