O governador Ratinho Junior (PSD) confirmou hoje que Eduardo Pimentel será seu candidato a prefeito de Curitiba em 2024. Ele só externou o que já era sabido nos bastidores da política curitibana.
“Sem dúvida nenhuma hoje o nome que une o PSD é o do Eduardo Pimentel”, disse o governador durante evento na FIEP (Federação das Indústrias do Paraná). “Ainda é cedo, falta mais de um ano, e depende muito mais dele do que de mim. É uma decisão pessoal dele. Se ele disser que sim, terá o nosso apoio”, completou.
Então o Blog Politicamente perguntou direto a Eduardo Pimentel, que estava ao lado de Ratinho. “É uma honra receber esta fala do governador. Uma importante liderança do Estado do Paraná e uma das maiores do Brasil. Eu defendo que o que é bom tem que continuar . Mas é cedo para falar de eleição”, respondeu o vice-prefeito de Curitiba e secretário das Cidades, citando que está se preparando para isso.
Os acenos são antigos e públicos. O primeiro foi a ida de Eduardo para o PSD — comandado por Ratinho. Depois coube a ele comandar a campanha do governador em Curitiba. E mais recentemente a nomeação para a pasta das Cidades.
Mas o que fez Ratinho confirmar com tanta antecedência seu candidato a prefeito de Curitiba? Talvez a principal explicação tenha aportado na mesa do governador.
Contam boas fontes que pesquisas internas, com diversos cenários, revelam que Eduardo Pimentel cresce consideravelmente quando Ratinho declara o apoio a ele. Assim como quando o atual prefeito Rafael Greca engaja na missão de eleger Eduardo como sucessor. A soma Ratinho e Greca o coloca como extremamente competitivo na disputa pela prefeitura em 2024.
A exposição do trabalho na Secretaria das Cidades, com o de vice-prefeito da capital paranaense e, agora, com a benção do governador do Estado, o nome de Eduardo Pimentel deve ser dito e repetido até o período eleitoral de 2024.
Apesar da acumulação dos cargos, o tracking também mostra que Eduardo ainda precisa ser mais conhecido pelo eleitor curitibano. Com Greca onipresente e centralizador na administração municipal, o espaço do vice ficou restrito. Ratinho então está o trazendo aos holofotes — primeiro da política curitibana e, não duvide, se os planos ganharem contornos estaduais.