O mais recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sugerindo que as tarifas do pedágio podem ser “sensivelmente superiores” as que vinham sendo praticadas nas rodovias do Governo do Paraná ainda está sendo digerido no Palácio Iguaçu.
Na prática, o TCU deu o alerta: ao invés de baixar, como o governo vinha propagando, o preço do pedágio pode subir. Luz amarela acesa no gabinete do 3° andar.
O governador Ratinho Junior ainda estava em viagem quando o relatório veio à tona, embora o conteúdo já era de conhecimento do Palácio Iguaçu.
Agenda — Ratinho não perdeu tempo. No primeiro dia após a viagem promoveu uma agenda com o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio. A agenda oficial tratou dos entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares de implantação do último trecho da Transbrasiliana (BR-153), nos Campos Gerais.
Mas, obviamente, que Ratinho aproveitou a presença de Marcelo Sampaio para falar sobre pedágio. Numa reunião apartada, com o atual secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná Fernando Furiatti e com o ex-chefe da pasta, deputado federal Sandro Alex, o governador fez alguns apontamentos.
Os pedidos — O Blog Politicamente apurou que Ratinho pontuou com Marcelo Sampaio alterações que serão apreciadas pelos técnicos do ministério e poderão ser revisadas.
Entre elas, a diminuição e o parcelamento do aporte e a participação efetiva do estado nos convênios com governo federal.
A estratégia é atrair grandes “players” nacionais e internacionais para que entrem na disputa pela concessão e assim conceder descontos que possam efetivamente deixar a tarifa mais barata.
Reunião — Ratinho saiu da reunião reservada com a promessa de que os técnicos do ministério da Infraestrutura vão se empenhar para promover as alterações pedidas. O governo não vai medir esforços para manter a promessa de que as tarifas de pedágio serão menores do que as praticadas no contrato anterior — extremamente lesivo ao estado e aos paranaenses.
O Governo do Paraná trabalha com o cronograma de lançar na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, os editais de pelo menos dois lotes das rodovias paranaenses ainda neste ano.
Até porque, esse será um cartão de visitas do governador Ratinho para 2026 — seja numa campanha presidencial seja ao Senado Federal.