Ratinho anuncia 10 mudanças no governo. Veja quem entra e quem sai

Oficialmente, apenas dois secretários de Estado deveriam deixar os postos, até 6 de junho, para disputar as eleições de outubro. Aproveitando o ensejo, o governador Ratinho Junior resolver mexer em cinco secretarias e em outros cinco órgãos do governo. As mudanças vão ocorrer durante o mês maio, até pela necessidade de transição em algumas pastas.

Na prática, ninguém vai deixar o governo, todos serão realocados em outras funções do governo. Aliás esta é uma máxima da gestão de Ratinho.

As saídas de Eduardo Pimentel da secretaria das Cidades e de Marcelo Rangel da Inovação já eram mais que esperadas — já que o primeiro vai disputar o Palácio 29 de Março e o segundo é pré-candidato a prefeitura de Ponta Grossa. Como o Blog Politicamente adiantou, para o lugar de Eduardo será nomeada Camila Mileke Scucato, que presidia o Paranacidade.

Duas mudanças chamaram a atenção e só vieram à tona nesta sexta-feira (3). A ex-Procuradora Geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, foi reconvocada por Ratinho para o governo. Ela vai assumir a Controladoria Geral do Estado. E Valdemar Jorge, que era considerado carta fora do baralho, ficou com a presidência da Fomento Paraná no lugar de Heraldo Neves que vai assumir a diretoria administrativa do BRDE.

Já a pasta da Inovação será comandada pelo ex-deputado federal Alex Canziani (PSD) que esteve na última missão internacional do governo, liderada por Ratinho, na Índia. Durante esta viagem que houve a sondagem.

Já esperadas — As outras mudanças, também adiantadas pelo Blog, não surpreenderam: Norberto Ortigara na Secretaria da Fazenda, Renê Garcia vai para a diretoria financeira do BRDE. A pasta da Administração e Previdência ficará com Cláudio Stabile. Na Agricultura e Abastecimento, o nome escolhido foi de Natalino Avance de Souza. Wilson Bley Lipski é o novo presidente da Sanepar.

A secretaria de Desenvolvimento Sustentável será chefiada por Everton Souza e o IAT (Instituto de Água e Terra) ficará sob a responsabilidade de José Luiz Scroccaro.

Alguns caíram para cima, outros para baixo. É o caso de Elizandro Frigo, que era secretário de Administração e Previdência, e Luciana Carla da Silva Azevedo, que estava na CGE. Eles vão assumir algum cargo na Casa Civil.

O sucessor de Natalino Avance de Souza no IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) ainda não foi definido, o substituo será escolhido em breve, muito provavelmente, após uma conversa de Ratinho com o novo secretario de Abastecimento.

 

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Compartilhe nas redes