X
    Categories: Curitiba

Qual pré-candidato à prefeitura de Curitiba tem mais público e engajamento nas redes sociais?

Por Regis Rieger

O Blog Politicamente (BP) encerra nesta segunda-feira (29) a primeira rodada de avaliações das redes sociais de pré-candidatos a prefeito e prefeita em algumas cidades no Paraná. Curitiba é a bola da vez, com 11 postulantes ao cargo. A série mostrou o desempenho em Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Londrina.

A partir de ferramentas digitais atualizadas, foi possível a obtenção de informação, em total consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O BP avaliou a presença dos políticos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no X (antigo Twitter). A análise levou em conta critérios de público e engajamento, entre os dias 17 e 26 de julho de 2024, comparando aos nove dias anteriores.

O levantamento aponta ainda os assuntos que mais provocam reações, que podem ser positivas e/ou negativas.

Instagram e Facebook dos pré-candidatos de Curitiba, em ordem alfabética

Clique nas imagens para dar zoom

Público: Número total de seguidores ou curtidas na página do candidato em cada rede social.

 

Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos.
Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos.

 

Andrea Caldas (PSOL)

Publicações sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha geraram um crescimento de 825% nas interações dentro do Facebook, mesmo sendo apenas 37 participações. A fanpage conta com 529 seguidores. No Instagram, são 2.188 seguidores e 1.675 engajamentos no período analisado, o que representa um crescimento de 2.363.2% em relação ao período anterior, que registrou apenas 68 ações. No X, antigo twitter, são 48 pessoas conectadas com a pré-candidata. Ao todo, Andrea conquistou 9 interações no período avaliado. Anteriormente, não foram registradas manifestações. No YouTube, a pré-candidata não teve atividades, apesar de ter 95 inscritos em seu canal.

Beto Richa (PSDB)

O ex-governador teve aumento de 58,7% no engajamento do Facebook, com 522 interações — entre os dias 17 e 26 de julho. O público é expressivo, 229.750 pessoas – no X é de 133.495, muito possivelmente pela passagem tanto na prefeitura quanto no Palácio Iguaçu. A rede de Elon Musk registrou 17 manifestações no período avaliado, crescimento de 142,9%. No Instagram, são 28.781 participantes. As postagens alcançaram 93,7% de crescimento, com 3.753 reações, principalmente quando aparecem fotos com os netos e discussões sobre a tarifa do transporte público. No YouTube, não houve movimentos, apesar de concentrar 818 inscritos.

Cristina Graeml (PMB)

A jornalista tem 35.671 seguidores no Facebook. As interações somaram 208 ações nas postagens, representando um acréscimo de 27,6%. As reações são maiores quando a pré-candidata faz análises políticas. São 588.927 pessoas no perfil do Instagram de Cristina. Seus posts alcançaram 72.163 participações, aumento de 1,4% no período. No X, 554.916 participantes com 62.902 interações, crescimento de 7,35%. O canal do YouTube não registrou nenhuma ação.

Eduardo Pimentel (PSD)

O atual vice-prefeito subiu 229,8% nas participações, com 3.107 reações no Facebook entre os dias 17 e 29 de julho. A rede concentra 17.428 seguidores. No X, são 3.792 seguidores e o engajamento aumentou, com 185 interações, que representam alta de 27.805 ações de visitantes no perfil. Na média, Pimentel teve um desempenho melhor ao publicar informações sobre a convenção do PSD. No Instagram, são 54.511 seguidores. As postagem alcançaram 5.367 atividades, um aumento de 23,9%. No YouTube são dois seguidores e nenhuma ação até o momento.

Luciano Ducci (PSB)

O engajamento do ex-prefeito de Curitiba no Facebook atingiu 5.167 participações, que representam um aumento de 49,4%. Seu público é de 99.548 seguidores. Já no X, são 10.480 cadastros e 230 interações, que ao longo dos dias avaliados, representam um crescimento de 3.733%. No Instagram, o público é de 15.613 pessoas. Os posts promoveram 6.100 reações, alta de 100,9%. No Youtube, são 212 inscritos com 695 visualizações. Os assuntos que mais incentivaram as participações nas redes do Ducci foram sobre a convenção do PDT que confirmou Goura na vice da chapa do PSB.

X e Youtube dos pré-candidatos de Curitiba, em ordem alfabética

Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos.
Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens dos candidatos.

Luizão Goulart (SD)

Ao falar sobre o Dia do Futebol e acessibilidade, Luizão alcançou os melhores desempenhos nas interações em seus canais no período analisado. No Facebook, com um público de 59.108 pessoas, o pré-candidato alcançou 657 interações, alta de 326.6%. No Instagram, foram 6.995 reações, crescimento de 89.7%. O público na rede é de 17.580 pessoas. O X, possui 1.949 seguidores, porém, sem nenhuma movimentação. No YouTube, não há registro de seguidores, porém foram observadas duas visualizações.

Maria Victoria (PP)

A deputada estadual e pré-candidata do Progressistas alcançou um crescimento de 163.6% nas interações do Facebook, que totalizaram 5.666 atividades no período analisado. Seu público nesta rede é de 77.192 seguidores. No Instagram, a filha de Ricardo Barros alcançou aumento no engajamento de 40.1%, totalizando de 5.709 ações e um público de 21.275 seguidores. Já no X, são 6.389 pessoas, porém, sem reações durante o período avaliado pelo BP. O que mais movimentou suas redes foram as postagens sobre a necessidade de uma mulher na administração de Curitiba. Não há movimentações da pré-candidata no YouTube.

Ney Leprevost (União)

As interações do pré-candidato no Facebook atingiram entre os dias 17 e 26 de julho 6.736 interações. Em relação ao período anterior, o número representa um aumento de 105,3%. A página soma 151.012 seguidores. No X, a movimentação atingiu 63 interações, com crescimento de 186,4%, e um público total de 22.718 pessoas. No Instagram, o público chega a 39.849 pessoas e as interações chegaram a 4.437 ações. Um aumento de 23,8%. Mensagens de bom dia, sonhos e confirmação em debate são as temáticas que provocaram maior no desempenho das redes. No YouTube, são 678 inscritos e nenhuma movimentação.

Roberto Requião (Mobiliza)

O Facebook do veterano soma 253.867 pessoas e o engajamento atingiu 3.550 reações, uma alta de 150,3%. Um total de 54.603 pessoas seguem o perfil do ex-governador no Instagram. A participação nas postagens desta rede somaram 5.937 ações, 20,5% a mais na comparação com o período anterior. Os seguidores no X somaram 315.736 pessoas — que é a principal rede de comunicação de Requião. As interações com as postagens chegaram a 4.893, alta de 1.205%. Urna eletrônica e sua pré-candidatura fizeram aumentar as participações nas redes sociais. Foram registradas 1.806 curtidas no canal do YouTube, que tem 18.200 inscritos.

Samuel de Mattos (PSTU)

O engajamento na página do Facebook aumentou em 1.800%, ao sair de zero para 18 participações nas postagens, com 15.120 interações. O público é de 1.658 seguidores. Samuel tem um desempenho maior nas postagens sobre a participação no clube de livros e debate. No X, são 126 pessoas, com um aumento de 10 interações e crescimento de 1.000% se comparado ao período anterior, que não teve registros. Mesmo pequeno, o engajamento é 1.800%, se comparado ao período anterior. No Instagram, são 905 seguidores, e as reações cresceram 21,6%, com 344 interações. O YouTube, não há atividade de postagens.

Redação:

View Comments (0)

Este website utiliza cookies