Em uma semana, Eduardo Pimentel cresceu 8% e Cristina Graeml perdeu 1%, aponta Quaest

A reta final da campanha de 2º turno em Curitiba foi extremamente positiva para Eduardo Pimentel (PSD). E este sentimento foi materializado em dados. Na última semana, ele cresceu 8% das intenções de voto e viu sua adversária, Cristina Graeml (PMB), perder 1%. Os índices são das pesquisas Quaest, ambas contratadas pela RPC-TV, e divulgadas neste sábado (26) e no último dia 19.

Foto: Pesquisa Quaest/RPC

Neste intervalo, o crescimento se deu tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea. E captou já o sentimento do curitibano após o debate da RPC, promovido na noite de sexta-feira (25) — já que o instituto coletou entrevistas também neste sábado (26). Na mais recente Quaest, Eduardo aparece com 50% das intenções de voto na estimulada. Na semana passada, eram 42%. Cristina tinha 39% no sábado passado e agora tem 38%. O número de indecisos é de apenas 1%.

Na espontânea, o crescimento do candidato do PSD foi maior ainda: de 32% para os atuais 44% — enquanto Cristina se manteve com os mesmos 30%. O porcentual de indecisos era 34% e agora baixou para 23%. Na espontânea, o percentual de eleitores que ainda não sabem em quem vão votar é de 23%.

Ao considerar os votos válidos, que desconsidera os votos brancos e nulos, Eduardo tem 55% e Cristina 45%. É desta forma, com os votos válidos, que a Justiça Eleitoral faz a totalização dos votos.

Metodologia: A pesquisa Quaest, contratada pela RPC, realizou 1.002 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-00452/2024.

A pesquisa Quaest feita entre os dias 16 e 18 de outubro ouviu 900 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-08766/2024.

Compartilhe nas redes