Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
A Quaest vai divulgar no próximo sábado (19) a pesquisa com o cenário da disputa do 2º turno pela prefeitura de Curitiba entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). O registro foi feito neste domingo (13) e a coleta de dados se dará entre os dias 16 e 18 de outubro junto aos eleitores de Curitiba. Serão ouvidos 900 curitibanos. A pesquisa foi contratada pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná.
A pesquisa Quaest já vai mensurar o impacto da primeira semana da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e o desempenho de Eduardo e Cristina no debate da TV Band, o primeiro do 2º turno, que será nesta segunda-feira (14), e na entrevista que será feita com ambos pela RPC nesta semana.
Além do retrato da disputa pelo Palácio 29 de Março, a pesquisa traz algumas questões que chamam a atenção no questionário anexado na Justiça Eleitoral. Uma delas, o instituto vai mensurar o sentimento de medo do eleitor. “O que você diria que te dá mais medo, eleger Cristina Graeml ou Eduardo Pimentel? Outra questão que pode interferir no rumo da estratégia da campanha eleitoral de ambos é sobre o apoio de Jair Bolsonaro.
A Quaest vai perguntar aos eleitores “qual dos candidatos é o nome apoiado por Bolsonaro aqui em Curitiba”. Esta aferição sobre a proximidade e o apoio do ex-presidente é importante porque uma das metas do marqueteiro argentino Jorge Geres, que assumiu o marketing da campanha de Eduardo, é justamente dialogar com o eleitorado da Direita que votou no “Capitão” na eleição de 2022 e que no último terço do 1º turno acabou migrando para Cristina Graeml — que a levou para o 2º turno.
Ao mesmo tempo, a pesquisa vai mensurar o movimento dos votos da esquerda que não se vê representada neste 2º turno, mas que pode decidir a eleição. E ainda quem vai herdar os votos dos candidatos que ficaram no 1º turno.
Metodologia: A pesquisa Quaest está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-08766/2024 . Serão ouvidos 900 eleitores entre os dias 16 e 18 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.