X
    Categories: Curitiba

PT e MDB derrubam divulgação de pesquisa de intenção de votos em Curitiba

Por Regis Rieger

A Justiça Eleitoral de Curitiba determinou a suspensão da divulgação da pesquisa do Instituto Vérita com a intenção de votos para a prefeitura de Curitiba. São duas decisões distintas com o mesmo objeto. Um pedido de impugnação partiu da executiva municipal do MDB e outra dos representantes da Federação Brasil Esperança composta pelos partidos PT, PCdoB e PV.

A pesquisa seria divulgada nesta quinta-feira (25). As decisões que suspendem a divulgação dos resultados são das juízas eleitorais Giani Maria Moreschi e Vanessa Jamus Marchi.

O MDB, que não tem pré-candidato a prefeito, mas já declarou apoio a pré-candidatura de Eduardo Pimentel (PSD), argumentou que existe “inconsistência” nas referências de amostragem sobre o grau de instrução e situação econômica utilizados pelo Instituto Vérita.

Na decisão, a juíza Giani Maria Moreschi determina que a empresa considere como fonte pública “dados referentes ao gênero e faixa etária, as informações do TSE 2024.” Em relação às informações sobre a população e distribuição geográfica de bairros e setores censitários, a magistrada pede que sejam considerados os dados do Censo de 2022. Ela ainda cita que o instituto use os índices de escolaridade, ocupação e nível econômico do IBGE-PNAD e PNAD contínua. Em caso de descumprimento, a Vérita poderá ser multada em R$ 10 mil por dia.

Já na ação movida pelo PT, os advogados apontam “supostas ilegalidades em relação à impossibilidade de verificação dos dados coletados, à obscuridade de quesitos contidos na pesquisa e à irregularidade do plano amostral”. Cita ainda que há distorção no propósito da pesquisa. De acordo com o registro no TSE, o estudo busca saber a intenção de votos para a prefeitura de Curitiba. Porém, cinco perguntas fazem menção a intenção de votos para as eleições de 2026 — tanto à presidência da República quanto ao Governo do Paraná.

A juíza Vanessa Jamus Marchi acatou a tese e apontou que o questionário impossibilita o real objetivo da pesquisa — que seria da disputa em Curitiba. Em caso de descumprimento, a multa arbitrada é de R$ 53,2 mil.

 

 

 

Redação Redação:

Este website utiliza cookies