X
    Categories: Paraná

Próxima sessão do Tribunal Pleno define lista tríplice para desembargador

Foto: Divulgação TJPR

A próxima sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná vai definir a lista tríplice: os nomes dos três candidatos do Ministério Público Estadual à vaga de desembargador que serão levados ao governador Ratinho Junior (PSD).

Ainda não há data para a sessão do pleno – que reúne todos os membros do TJ. A vaga foi aberta pela aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco.

Os seis que disputam a vaga são: Eduardo Augusto Salomão Cambi, Simone Lúcia Lorens, José Américo Penteado de Carvalho, Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro, Maria Aparecida Mello da Silva Losso Pedro Ivo Andrade.

Destes, o mais votado foi Eduardo Cambi – candidato apoiado pelo atual procurador geral de Justiça Gilberto Giacoia, seguido da promotora Karina Cordeiro, que conta com o voto da “ala feminina” do MP que sustenta que apenas uma mulher indicada pelo órgão chegou ao cargo de desembargadora do TJ.

Curiosidade – Dos seis atuais postulantes ao cargo de desembargador do TJ, dois conseguiram entrar na lista sêxtupla do MP, depois na tríplice do tribunal encaminhada ao governador. Os nomes de Karina Cordeiro e José Américo Penteado de Carvalho chegaram até à mesa do gabinete de Ratinho, mas os dois foram preteridos pelo promotor Cláudio Smirne Diniz – que assumiu a cadeira em maio de 2021 com a aposentadoria do agora ex-desembargador Clayton Camargo.

Regras — O artigo 382 do regimento interno do TJ é que dita as regras do jogo eleitoral – que prevê todas as possibilidades. Vamos a elas.

Na primeira votação irão compor a lista tríplice os candidatos que obtiverem a maioria absoluta dos votos. Se nenhum dos candidatos for indicado nesta primeira votação, outra será realizada e concorrerão os seis candidatos; em segunda votação e a lista tríplice será composta pelos três candidatos mais votados.

No caso de apenas um candidato ter sido indicado em primeira votação, outra será realizada e concorrerão os outros quatro candidatos mais votados. E na segunda votação, a lista tríplice será completada pelos dois candidatos mais votados.

E no caso de apenas dois candidatos terem sido indicados em primeira votação, outra será realizada e concorrerão os outros dois candidatos mais votados. E na segunda votação, a lista tríplice será completada pelo candidato mais votado.

E se der empate o critério usado será o da antiguidade na carreira e, caso persista, o desempate será definido pela maior idade.

Palpitômetro –Explicada as regras do jogo, vamos aos favoritos, assim como num campeonato de futebol. O Blog Politicamente ouviu fontes do MP e do Poder Judiciário — alguns deles inclusive irão participar da votação.

Não houve uma unanimidade. Mas os nomes mais citados foram Eduardo Cambi, até por contar com o apoio de Giacoia, o de Karina Cordeiro e de José Américo Penteado de Carvalho. Após a escolha, a lista tríplice será encaminhada para o governador Ratinho que terá prazo de até 20 dias para nomear o(a) mais novo(a) desembargador(a) do TJ.

Até a sessão do Tribunal Pleno ser marcada, os seis candidatos acionam seus “padrinhos políticos”, percorrem os corredores do tribunal para ganhar o voto dos membros do TJ.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies