A promotora de Justiça Maria Aparecida Mello da Silva Losso é a única representante do Ministério Público do Paraná na disputa por uma das duas vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A disputa é acirrada e envolve outros 40 candidatos dos MP`s de 19 estados mais o Ministério Público Federal (MPF) — a vaga foi aberta pela aposentadoria da ministra Laurita Vaz.
O nome de Maria Aparecida Losso consta na lista dos MP`s recebida pelo STJ. Ainda não há data marcada para a sessão do Pleno do STJ que irá formar a lista tríplice que, posteriormente, será encaminhada para escolha do presidente Lula.
Além desta vaga, o STJ recebeu a lista com os candidatos dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), com 17 nomes indicados pelos seis tribunais. A vaga é decorrente da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães.
Após a definição das duas listas tríplices, uma da vaga do MP e outra do TRF, o presidente Lula fará a indicação dos dois nomes para compor o STJ. Na etapa seguinte, os nomes são encaminhado ao Senado Federal para realização da sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros do STJ.