Por Carol Nery
As primeiras pesquisas de intenções de votos nos cenários de segundo turno das eleições de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, já têm data para sair. Ao todo são quatro levantamentos, que foram registrados nesta segunda (7) e terça-feira (8) no sistema de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os curitibanos poderão ter um panorama inicial de como pensam os eleitores sobre o segundo turno entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) na próxima segunda-feira, dia 14, com a divulgação dos números da pesquisa quantitativa do Instituto Atlas Intel. De forma independente, a empresa iniciou a coleta dos 1,2 mil entrevistados nesta terça, e que vai até domingo (13).
No mesmo dia 14, o Instituto Multicultural fará a divulgação do resultado das entrevistas com o eleitorado de Londrina, no norte do Paraná, sobre o segundo turno entre os candidatos Tiago Amaral (PSD) e Maria Tereza (PP). Elas serão realizadas entre esta quarta-feira (9) e sexta-feira (11) na cidade.
Os eleitores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, terão acesso aos resultados de intenção de votos de duas pesquisas de intenção de votos para o segundo turno, que acontece entre as candidatas Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (PSD). A primeira, cuja opinião dos eleitores começou a ser coletada nesta terça e terminará na sexta, será divulgada pelo Instituto Multicultural. No dia seguinte (14), será a vez da divulgação do resultado do levantamento feito pelo Instituto 100% Cidades, em parceria com a Futura Consultoria e Assessoria.
O segundo turno das eleições municipais acontece no dia 27 de outubro.