Menos de 24 horas depois do Ministério Público do Paraná (MP) anunciar que abriu investigação para apurar a legalidade da nomeação de Marilene Rode do cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo de Araucária, o prefeito Hissam Hussein Dehaini decidiu exonerá-la. Marilene é sogra de Hissam e foi nomeada um dia depois que ele se casou com a filha da agora ex-secretária que tem 16 anos.
A decisão foi tomada ontem e a demissão deve ser publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira (26). E não foi só ela que foi exonerada. Hissam também decidiu demitir Elisangela Rode do cargo de secretária municipal de Planejamento. Ela é irmã de Marilene, portanto, tia da mulher do prefeito. Ainda não foram escolhidos os substitutos.
Apesar de considerar legais as nomeações, Hissam resolveu demití-las diante da repercussão do caso — tanto do ponto de vista da nomeação delas para o secretariado quanto do casamento com uma adolescente de 16 anos.
A nomeação de parentes de Hissam nas secretarias de Araucária é o alvo da investigação do MP. O filho e a filha do prefeito também foram nomeados secretários do município. Ryam Hissam Dehaini é secretário de Gestão de Pessoas e Yasmim Hissam Dehaini comanda a secretaria de Administração de Araucária.
Outra medida tomada pelo prefeito de Araucária, após o caso vir à tona, foi a desfiliação do Cidadania — partido pelo qual ele foi eleito em 2020 com 68,49% dos votos.