Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Menos de 24 horas depois do Ministério Público do Paraná (MP) anunciar que abriu investigação para apurar a legalidade da nomeação de Marilene Rode do cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo de Araucária, o prefeito Hissam Hussein Dehaini decidiu exonerá-la. Marilene é sogra de Hissam e foi nomeada um dia depois que ele se casou com a filha da agora ex-secretária que tem 16 anos.
A decisão foi tomada ontem e a demissão deve ser publicada no Diário Oficial do município desta quarta-feira (26). E não foi só ela que foi exonerada. Hissam também decidiu demitir Elisangela Rode do cargo de secretária municipal de Planejamento. Ela é irmã de Marilene, portanto, tia da mulher do prefeito. Ainda não foram escolhidos os substitutos.
Apesar de considerar legais as nomeações, Hissam resolveu demití-las diante da repercussão do caso — tanto do ponto de vista da nomeação delas para o secretariado quanto do casamento com uma adolescente de 16 anos.
A nomeação de parentes de Hissam nas secretarias de Araucária é o alvo da investigação do MP. O filho e a filha do prefeito também foram nomeados secretários do município. Ryam Hissam Dehaini é secretário de Gestão de Pessoas e Yasmim Hissam Dehaini comanda a secretaria de Administração de Araucária.
Outra medida tomada pelo prefeito de Araucária, após o caso vir à tona, foi a desfiliação do Cidadania — partido pelo qual ele foi eleito em 2020 com 68,49% dos votos.