Prefeito da RMC vai renunciar para assumir diretoria da Sanepar após eleições

Prefeito da RMC vai renunciar para assumir diretoria da Sanepar após eleições

Por Karlos Kohlbach

Para depois das eleições municipais, está previsto um corre-corre da prefeitada aliada ao Palácio Iguaçu e em fim de gestão, para ocupar espaços na administração. Ninguém quer ficar desabrigado. A lista é longa e inclui prefeitos de pequenas, médias e grandes cidades. Rafael Greca, que administra Curitiba, Leonaldo Paranhos, de Cascavel, e Ulisses Maia, de Maringá, são só alguns dos exemplos. Todos eles sofrerão com um hiato de dois anos, já que o foco está na eleição de 2026.

Prefeito da RMC vai renunciar para assumir diretoria da Sanepar após eleições
Sede da Sanepar em Curitiba (Foto: Divulgação/Sanepar)

 

Alguns prefeitos já receberam sinais de que serão abrigados até 2026 no Iguaçu. Greca, por exemplo, tem a promessa de assumir a Secretaria das Cidades no governo Ratinho a partir de 2025. Mas, até aqui, são só acordos e promessas.

Na semana passada, no entanto, um prefeito aliado ao governador Ratinho Junior já conseguiu garantir seu naco no governo — mesmo ainda tendo pouco mais de três meses de gestão. Durante uma reunião ordinária da Sanepar, o Conselho de Administração elegeu Bihl Elerian Zanetti como novo Diretor Comercial da companhia. Bihl Zanetti é prefeito de Campina Grande do Sul, na região metropolitana.

Bora Bihl! Prefeito tem 30 dias para assumir diretoria da Sanepar

Como a eleição foi em 12 de setembro, Bihl tem agora 30 dias para assumir a Diretoria Comercial da Sanepar — o mandato é de dois anos, podendo ser reconduzido por igual período. Portanto, o prefeito vai renunciar ao cargo logo depois da disputa eleitoral em Campina Grande. Antes de deixar a cadeira de prefeito, a missão de Bihl é fazer Luiz Assunção (PSB) como sucessor — partido que hoje já ocupa a vice com Belenice Koffke Buff Rotini.

O prefeito vai assumir a diretoria que era ocupada pelo pai — o ex-prefeito Elerian do Rocio Zanetti, mais conhecido como “Toco”, que faleceu em junho deste ano vítima de um infarto. “Toco” era bastante próximo de Ratinho e transitava com muita desenvoltura não só pela companhia. Desde o falecimento, a diretoria comercial vem sendo tocada de forma acumulativa por Fernando Mauro Nascimento Guedes — que é diretor administrativo.