Posto de saúde de Curitiba “esconde” nome de prefeito e vídeo chama atenção

Por Carol Nery

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições municipais, o flagrante de uma situação curiosa na Unidade de Saúde Pilarzinho, em Curitiba, chamou a atenção na última semana. Um vídeo que circulou pelas redes sociais nos últimos dias mostra a placa de inauguração do local coberta por um plástico preto. Possivelmente, a ideia da administração foi evitar a identificação do nome do prefeito responsável pela inauguração do local, acreditando estar seguindo corretamente as regras da Justiça Eleitoral para o período que antecede o pleito. Contudo, não havia necessidade da providência.

Posto de saúde de Curitiba "esconde" nome de prefeito e chama atenção; vídeo
A US Pilarzinho existe desde 2004 (Foto: Reprodução)

Nas imagens, a câmera de um celular aponta para uma das paredes da recepção da unidade e mostra a placa de inauguração do local coberta por um plástico preto. (Assista ao vídeo abaixo)

Uma mulher, que está junto com o responsável pela filmagem, questiona uma servidora municipal no setor administrativo da US sobre a situação. “Porque em época eleitoral a gente é obrigado a tampar”, responde a funcionária da unidade.

A mulher pergunta então quem fez a solicitação. A servidora afirma não saber e que o setor apenas cumpriu a uma determinação superior. “A gente não faz nada por conta, sempre vem de cima” , afirma a servidora no vídeo.

Assista abaixo ao flagrante em vídeo na Unidade de Saúde Pilarzinho

 

A US Pilarzinho fica na Rua Amauri Lange Silvério e faz parte da Regional Boa Vista. A inauguração foi em dezembro de 2004, na gestão de Cassio Taniguchi.

Saúde de Curitiba nega determinação para cobertura de placas

Ao Blog Politicamente, no entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) negou, por meio de assessoria de imprensa, que a pasta ou a prefeitura de Curitiba tenham determinado a cobertura de placas de unidades de saúde da cidade. Os locais devem providenciar apenas, conforme determinação da Justiça Eleitoral, a retirada de circulação de “materiais com assinatura de logomarca que identifica a gestão”, explica a nota.

Além disso, a prefeitura informou que “a situação na Unidade de Saúde Pilarzinho já foi corrigida e a placa está visível na recepção”.

Leia a nota na íntegra:

A secretaria municipal da Saúde e a prefeitura de Curitiba não determinaram que as placas de inauguração das Unidades de Saúde sejam cobertas. Todas as unidades municipais cumprem o que determina a Justiça Eleitoral, retirando das áreas comuns materiais com assinatura de logomarca que identifica a gestão.

A determinação da Justiça Eleitoral é a retirada da marca vigente três meses antes do pleito eleitoral, com o objetivo de não configurar publicidade institucional indevida.

A situação na Unidade de Saúde Pilarzinho já foi corrigida e a placa está visível na recepção.

Compartilhe nas redes