Polícia Civil faz operação contra fraude em licitação em municípios

Atualizado às 18h44

A Polícia Civil do Paraná está cumprindo 10 mandados de busca e apreensão em três cidades para prender uma quadrilha suspeita de fraudar licitações para aquisição de peças de reposição para máquinas pesadas em municípios paranaenses.

A ação acontece nas cidades de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Cascavel e Ubiratã — ambas no Oeste do Estado. É a 4° fase da operação Retro Case que se iniciou a partir de dados do celular extraído de um dos alvos da 2° fase da ação. Mensagens no WhatsApp mostraram indícios de fraude em quatro processos licitatórios realizados em 2021 no município de Ubiratã.

As mensagens mostram ainda que os investigados combinavam a divisão de lotes de licitação também na cidade de Cascavel — mediante pagamento de propina.

O Blog Politicamente apurou que uma pessoa acabou sendo presa por porte ilegal de arma. Estão sendo cumpridos cinco em Cascavel, três em Ubiratã e dois em São José dos Pinhais. Três empresas foram alvos da operação da Polícia Civil. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, computadores, HDs e documentos das empresas investigadas. Além disso, seis pessoas foram conduzidos a delegacias para prestarem depoimento.

De acordo com o delegado Lucas Américo, que comandou a operação, há indícios de que servidores municipais de prefeituras e agentes políticos participavam da organização criminosa. “Durante as investigações, também verificamos conluios em quatro procedimentos licitatórios ocorridos em 2021 em Ubiratã. Continuamos com as diligências e iremos analisar os documentos apreendidos”, afirmou.

Compartilhe nas redes

Tags

PRÊMIOS INTERNACIONAIS

Leia também

Gostou desta matéria? Então vai gostar de ler estas também.