PM e PC terão que informar secretário sobre operação policial

As polícias Militar e Civil do Paraná terão de comunicar à Secretaria da Segurança Pública, com antecedência mínima de 24 horas e “de forma direta”, toda e qualquer operação policial deflagrada no Estado.

A determinação, do secretário Hudson Teixeira, foi publicado como resolução no Diário Oficial do estado e é endereçado ao Comandante-Geral da Polícia Militar, ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, ao Delegado-Geral da Polícia Civil, ao Diretor-Geral da Polícia Científica e ao Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal.

A Sesp justifica que existe a “necessidade de aplicar o princípio da oportunidade e conveniência diante do tratamento do conhecimento das informações sensíveis e atinentes à Segurança Pública no âmbito do Estado do Paraná”. Na prática, esta comunicação sempre existiu de forma extraoficial — principalmente operações com desdobramentos políticos.

Mas a partir de agora, com esta determinação oficial, os comandantes das forças de segurança passam a ser obrigados a informar a deflagração da operação policial. Esta comunicação, segundo a resolução, poderá ser feita ao próprio secretário ou ao chefe de gabinete da Sesp.

A resolução ainda determina que as polícias “subsidiem, por intermédio de suas assessorias de comunicação, o núcleo de comunicação da Sesp com todas as informações e materiais (tais quais comunicados de imprensa, reportagens, fotos e vídeos) relacionados às ações adotadas pela respectiva Força e os resultados obtidos, no mesmo dia do término da operação”.

 

Foto: Divulgação/SESP/PCPR/PMPR

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