Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Por Carol Nery
Após 170 anos de história, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) terá, a partir de fevereiro de 2025, a primeira mulher como vice-presidente da casa. A deputada estadual Flavia Francischini (União) foi eleita para o cargo, nesta semana, na chapa que tem o deputado Alexandre Curi (PSD) como presidente. A legislatura da nova Mesa Diretora da Alep vai até janeiro de 2027. Mas o pioneirismo de Flávia Francischini não é de hoje.
A parlamentar foi também a primeira mulher a ocupar a primeira-secretaria da Câmara Municipal de Curitiba — na 18ª legislatura biênio 2021/2022. Ao Blog Politicamente, nesta quinta-feira (15), a deputada destacou a importância de romper esta barreira na política paranaense e considerou um marco ser eleita para estas importantes missões.
“Vejo meu pioneirismo como uma vitória coletiva, fruto de anos de luta por igualdade e representatividade. Cada cargo que ocupei foi uma oportunidade para mostrar que as mulheres são capazes sim de liderar, de tomar decisões e de transformar a sociedade. Mais do que olhar para o passado, me concentro no futuro e na responsabilidade que tenho de abrir portas para que outras mulheres possam seguir esse caminho”, afirmou Flávia.
Flávia Francischini tem 46 anos, é advogada e ex-agente da Polícia Federal. Foi vereadora em Curitiba entre 2020 e 2022 pelo partido União Brasil, quando se elegeu deputada estadual com 41.757 votos.
Neste seu primeiro mandato na Assembleia, Flávia preside a Comissão de Redação Final, além de ser vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão da Defesa e dos Direitos da Mulher.