O vereador Pier Petruziello (PP), líder do prefeito Rafael Greca (sem partido) na Câmara Municipal de Curitiba, parece não saber muito da realidade criminológica do Paraná – em especial da atuação do PCC.
Em uma postagem feita nesta terça-feira (19) numa rede social, o parlamentar foi comentar sobre a ação de bandidos em Guarapuava que, no domingo de Páscoa, tentaram explodir o cofre de uma empresa de transporte de valores.
Disse o vereador na postagem que teria ouvido “dia desses na Câmara de Curitiba o Comandante Geral dizer que o PCC tem dificuldades de se instalar no Paraná”.
Possivelmente, Píer deve ter entendido errado, uma vez que o PCC não só se instalou no Paraná – em especial nas penitenciárias do Estado – como o Paraná é tido como o segundo estado com maior atuação da facção criminosa, atrás só de São Paulo, tendo inclusive líderes com voz de comando nacional.
Quem costuma negar a presença de integrantes do PCC no Paraná era o ex-secretário da Segurança Pública Luiz Fernando Delazzari. Ele, que comandou a pasta praticamente durante todos os oito anos do governo de Roberto Requião, tinha aversão ao tema. Tentou por muito tempo negar a atuação do PCC no Paraná, até que foi vencido e convencido pela realidade vivida nas penitenciárias.