Os eleitores do município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, tiveram a oportunidade de acompanhar o último debate entre as candidatas à prefeitura Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB), promovido pela RPC TV, na noite desta sexta-feira (25). As duas reeditam a mesma disputa de 2020, quando Elizabeth venceu nas urnas.
O encontro, que, de largada, pareceu que poderia ser um tanto tenso, logo esfriou e tomou um contorno mais morno, seguindo assim até o final, em um mix de trocas de farpas com exposição de propostas — com destaque para a Saúde Municipal.
Realizado em quatro blocos, as candidatas responderam a temas livres no primeiro bloco. Por ordem de sorteio, a atual prefeita, Elizabeth, abriu com pergunta sobre obras de pavimentação para Mabel e como resolveria a necessidade de asfaltamento nas ruas da cidade de Ponta Grossa.
Na primeira oportunidade de resposta, Mabel desviou do tema e sugeriu que o filho de Elizabeth seria “quem realmente dá as ordens na cidade”. Ela mencionou um suposto envolvimento dele em investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no caso da CPI da Saúde na cidade.
Elizabeth defendeu o filho, negou as afirmações de Mabel e disse que “não tem nada investigado [contra o filho] em Ponta Grossa”. A adversária ainda insistiu um pouco mais na questão e partiu então para o tema que dominou praticamente todo o primeiro bloco do debate: saúde. As candidatas falaram sobre funcionamento e custos em hospitais, no Pronto-Socorro Municipal e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Ponta Grossa.
O tema saúde também abriu o segundo bloco do debate, ao ser o primeiro tema sorteado para iniciar a primeira rodada de perguntas, que desta vez começou com a candidata Mabel. Neste e nos demais blocos, as candidatas também puderam perguntar e responder sobre temas como habitação, mercado de trabalho para jovens, educação, infraestrutura, parcerias público-privadas, transporte público, segurança, esportes e turismo.
Considerações finais de Elizabeth e Mabel
No quarto e último bloco, Mabel e Elizabeth tiveram dois minutos cada para as considerações finais, que teve ordem definida por sorteio. A candidata Mabel fez críticas à atual gestão e agradecimentos aos eleitores de Ponta Grossa. “Sou candidata pela mudança, é hora de renovação na nossa cidade”.
Elizabeth afirmou que continuará a gerir a cidade em prol do desenvolvimento, para uma cidade melhor e também agradeceu aos eleitores. “Professores transformam vidas e esta professora aqui, junto com o Pastor Moisés quer continuar transformando Ponta Grossa em uma cidade melhor”, declarou.