Três pessoas estão foragidas e 28 pessoas presas de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas alvo da operação Downfall — “A Queda” em português — deflagrada pela Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil do Paraná.
Segundo balanço divulgado pela PF, até o momento, foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e realizadas três prisões em flagrante, sendo que um desses estava com mandado de prisão em aberto. Assim, foram presos 28 integrantes da organização criminosa até agora. Foram apreendidos 12 veículos, armas, drogas e joias.
O principal alvo da ação conjunta seria o traficante Marcos Silas Neves de Souza, apontado pelas forças de segurança e agências de inteligência como um dos maiores traficantes internacionais do Brasil, responsável pela remessa de cocaína pura para a Europa a partir dos Portos de Paranaguá, no Paraná, e de Itajaí, em Santa Catarina. Ele chegou a ser considerado o criminoso mais procurado do Sul do Brasil.
Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos simultaneamente no Paraná, nas cidades de Curitiba (10) , Matinhos (1), Morretes (2), Pinhais (1), Ponta Grossa (4), Pontal do Paraná (2) e São José dos Pinhais (1).
No Estado de São Paulo, em Araçatuba (1), Bady Bassit (3), Diadema (1), Guarujá (1), Santana do Paranaíba (1), São Bernardo dos Campos (3), São José do Rio Preto (5), São Paulo (3) e Sud Mannucci (1).
Em Santa Catarina, em Balneário Camboriú (4), Itajaí (3), Itapema (17), Joinville (1), Penha (1), Porto Belo (3), São Francisco do Sul (1), Tijucas (2).
No Mato Grosso do Sul, nas cidades de Campo Grande (2) e Dourados (4). No Espírito Santo, na cidade de Vila Velha (1), no Mato Grosso, Cuiabá (1), em Goiás, em Goiana (1) e no Rio de Janeiro, em Niterói (1).
Mais informações em breve.