PF apreende celular durante busca na casa de Bolsonaro
Atualizado às 10h09
A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta-feira (3) mandado de busca na casa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. Os agentes apreenderam o celular dele. Mais cedo, o Blog Politicamente noticiou que o celular de Michelle Bolsonaro também tinha sido apreendido, mas segundo fontes da PF a ex-prmeira-dama não é alvo de qualquer medida cautelar.
O mandado foi cumprido no âmbito da operação que mira um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid nos sistemas do Ministério da Saúde. A PF investiga se a própria família de Bolsonaro teria sido beneficiada por esta inserção de dados falsos no cadastro de vacinação para entrar nos Estados Unidos — no final do mandato, em dezembro de 2022.
A operação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, prendeu o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, e pessoas próximas ao ex-presidente que faziam a segurança dele. O secretário municipal de Governo da cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, João Carlos de Sousa Brecha, também foi detido.
Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro. Não há mandado de prisão contra Bolsonaro, mas ele terá de prestar depoimento hoje na Polícia Federal.