Em meio a grande festa da vitória do presidente Lula, alguns petistas, não só do Paraná, se contorceram com a declaração feita ontem pelo deputado federal eleito Deltan Dallagnol numa rede social, ao comentar o resultado das urnas.
Deltan disso que compartilhava da indignação de milhões de brasileiros com a eleição de um condenado por corrupção e que Lula é um retrocesso moral e econômico.
“Antes de se preocupar em falar mal do Lula, ele tem que se preocupar com o mandato dele”, disse um advogado eleitoralista ligado ao PT.
TRE – A menos de duas semanas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) validou o registro da candidatura de Deltan, que estava sob-judice após três pedidos de impugnação, sendo um deles da Federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PcdoB e PV.
Advogados da área eleitoral, ouvidos pelo Blog Politicamente, disseram que a questão não esta liquidada na Justiça Eleitoral, mesmo depois do entendimento do TRE.
“Os pedidos de impugnação terão de ser enfrentados no Tribunal Superior Eleitoral. E o tribunal já demonstrou que o fato de ser mais votado não interfere no julgamento. Basta lembrarmos o caso do deputado estadual aí do Paraná, Fernando Francischini, que mesmo com quase 500 mil votos, teve o mandato cassado”, disse um dos advogados consultados.
“Depois desta declaração infeliz, ele que que se preocupar com a batalha no TSE para segurar o mandato”, comentou outro eleitoralista.