X
    Categories: Paraná

Pesquisas na rua buscam opinião dos paranaenses sobre eleições

Começou neste fim de semana o trabalho de pesquisadores do Instituto IRG com 1500 paranaenses. O questionário apresenta aos eleitores os postulantes à presidência da República, ao Governo do Paraná e também para o Senado Federal. O resultado está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (19).

Serão apresentados oito candidatos à presidência: André Janones (Avante), Ciro Gomes (PDT) Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), João Doria (PSDB), Lula (PT), Pablo Marçal (Pros) e Simone Tebet do MDB.

Já para a disputa de uma vaga ao Senado Federal, os eleitores poderão escolher entre: Aline Sleutjes (PROS), Álvaro Dias (Pode), Desiree Salgado (PDT), Doutor Rosinha (PT), Elton Barz (PCdoB), Guto Silva (PSD), Orlando Pessuti (MDB) e Paulo Martins (PL).

Com relação à corrida ao Palácio Iguaçu, o instituto IRG irá apresentar dois cenários. O primeiro com César Silvestri Filho (PSDB), Flavio Arns (Pode), Professora Ângela Machado (Psol), Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT).

No segundo cenário pesquisado, os eleitores terão de escolher entre quatro nomes: César Silvestri Filho (PSDB), Professora Ângela Machado (Psol), Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT).

A pesquisa, registrada sob os números PR-08031/2022 e BR-01607/2022, será feita através de ligações telefônicas. O instituto IRG é o próprio contratante do levantamento. O intervalo de confiança é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro de 2,5%

No Oeste – Outra pesquisa que está em campo é da empresa Brasil Dados, mas ela esta restrita à região Oeste do Paraná. Algumas curiosidades chamam a atenção no questionário apresentado ao TSE. Na disputa presidencial, o nome do ex-juiz federal Sério Moro (União) é colocado à disposição do eleitor. Apesar de ainda manter uma mínima chance de lançar a pré-candidatura, o Blog Politicamente já antecipou que Moro confidenciou às pessoas mais próximas que deve disputar o Senado pelo estado de São Paulo.

Para a disputa pelo Senado Federal, o questionário oferta ao eleitor nomes que, pelo menos até agora, não sinalizaram que pretendem disputar a vaga, como do ex-deputado federal Alex Canziani (PSD), do deputado federal Ney Leprevost (União), da ex-senadora petista Gleisi Hoffmann e até mesmo do ex-governador Beto Richa (PSDB). A pesquisa traz até o nome de Roberto Requião, que já se declarou pré-candidato ao governo do Estado.

É questionado ao eleitor do Oeste os nomes de César Silvestri Filho (PSDB), Flavio Arns (Pode), Professora Ângela Machado (Psol), Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT) para o Palácio Iguaçu.

Espontânea — Para a eleição de deputado federal e estadual, a pesquisa é espontânea, ou seja, os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor.

A Brasil Dados vai realizar entrevistas pessoais com 1080 eleitores. A pesquisa, registrada sob o número PR-06543/2022, foi contratada pela Fonte Real News. O erro máximo é de 2,98 pontos percentuais para mais ou menos em cada percentual, considerando um intervalo de confiança de 95%,

Redação Redação:

Este website utiliza cookies