Pesquisa traz empate triplo na disputa pela prefeitura de Londrina

Tiago Amaral (PSD), Barbosa Neto (PDT) e Professora Maria Tereza (PP). Os três pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 3,5%, na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) que mostra o cenário da disputa pela prefeitura de Londrina.

O primeiro deve ser o candidato oficial tanto do governador Ratinho Junior quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tiago Amaral ainda conta com o apoio do deputado federal Filipe Barros que liderava as pesquisas de intenção de voto, mas optou por apoiar o pré-candidato do PSD. Aliás, o anúncio oficial do apoio do bolsonarista já refletiu na pesquisa. Em maio, Tiago Amaral tinha 18,4% de intenções de voto e nesta pesquisa pulou para 21,9%.

Barbosa Neto vai apostar no recall da gestão como prefeito da cidade — mas virá tanto o lado positivo, quanto o negativo. O pedetista é o mais rejeitado pelos londrinenses. Já Maria Tereza, que deixou recentemente a secretaria municipal de Educação, tem o prefeito Marcelo Belinati como o grande padrinho e o estrategista Ricardo Barros para atrair mais aliados na reta final antes das convenções partidárias.

Espontânea — Quando o eleitor é questionado sobre quem votar em outubro, sem que lhe seja apresentado os nomes, o londrinense mostra que a disputa pela prefeitura da cidade é, ainda, um assunto distante. 76,3% disseram que não sabem ou não responderam. Índice alto, mas normal restando ainda quatro meses para o pleito.

Outro resultado bastante normal é a aparição de Belinati na frente, embora não possa mais disputar. Ele foi lembrado por 4,1% dos eleitores. A mesma máxima, de recall, pode ser atribuída ao ex-prefeito Barbosa Neto — que teve 2,5%. Maria Tereza, Tercílio Turini (MDB) e Tiago Amaral aparecem com 2,1%. Coronel Villa tem 1,9% e Diego Garcia e Isabel Diniz (PT) com 0,4%.

Estimulada — O Paraná Pesquisa simulou dois cenários. Um com Barbosa Neto e outro sem o pedetista. Na primeira simulação, Tiago Amaral aparece com 21,9%, Barbosa Neto com 16,8% e Maria Tereza com 15%. Um pouco atrás aparecem o tucano Coronel Villa e Turin (MDB) — ambos com 13,5%. Mais distantes estão Diego Garcia e a petista Isabel Diniz. Ele com 3,3% e ela com 1,8%.

Sem Barbosa Neto, Tiago Amaral pula para dianteira com 27,6% contra 17,8% da ex-secretária de Educação, 16,9% de Turini, 16,3% de Villa e 3,3% de Isabel Diniz.

Não voto de jeito nenhum — A pesquisa também mediu a rejeição dos pré-candidatos. Chama bastante atenção a antipatia do eleitorado londrinense com o ex-prefeito Barbosa Neto. De acordo com a sondagem eleitoral, 49,6% responderam que não votariam de jeito nenhum em Barbosa Neto — porcentual alto para reverter numa campanha eleitoral.

Em seguida aparecem Tiago Amaral (20,1%), Maria Tereza (17,5%), Villa (17%), Turini (16,1%), Isabel Diniz (15%) e Diego Garcia (14%).

Avaliação dos gestores — O Paraná Pesquisa também perguntou aos eleitores de Londrina sobre a avaliação da gestão do prefeito Belinati, do governador Ratinho e do presidente Lula.

68,4% disseram que aprovam a gestão do atual prefeito de Londrina. Ratinho tem aprovação de 69,1% dos eleitores ouvidos pelo Paraná Pesquisa. Já a gestão de Lula na presidência da República tem mais desaprovação do que aprovação: 66,9% e 30,9%, respectivamente.

Os índices animam, principalmente, Tiago Amaral e Maria Tereza. O primeiro deve contar com Ratinho no palanque. Ela andará com Belinati para cima e para baixo na cidade. Ambos esperam que seus padrinhos tenham o poder de transferência de voto — principalmente Maria Tereza que vai estrear numa disputa majoritária.

Metodologia — O Paraná Pesquisa ouviu 800 eleitores, através de entrevistas pessoais, entre os dias 06 e 11 de junho. A pesquisa, registrada sob o número PR-08992/2024, tem grau de confiança de 95% e margem estimada de erro de 3,5% para mais ou para menos.

 

Fotos: Reprodução Redes Sociais

 

Compartilhe nas redes