Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Ratinho Junior reeleito governador do Paraná; Sergio Moro e Alvaro Dias colados, cabeça a cabeça, por uma vaga ao Senado Federal. É este o cenário que traz a pesquisa da Real Time Big Data encomendada pela Record TV e divulgada nesta quinta-feira (21).
Começamos pela disputa ao Senado que está mais acirrada — pelo menos neste momento. Foram apresentados ao eleitor três cenários. O primeiro com 10 candidatos. O ex-juiz federal Sergio Moro aparece com 31% contra 26% do atual senador Alvaro Dias (Podemos). Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Todos os demais candidatos somados não chegam a 20%. Dr Rosinha do PT teve 7%, Paulo Martins (PL) 5%, Aline Sleutjes apareceu com 2% e os pré-candidatos Guto Silva (PP), Desiree Salgado (PDT), Valdir Rossoni (PSDB) tiveram 1% cada. Orlando Pessuti (MDB) e Elton Bars (PCdoB) não pontuaram. 16% não souberam ou não responderam e 11% disseram que vão anular ou votar em branco.
No segundo cenário, com cinco opções, 32% dos eleitores ouvidos declararam voto em Moro, enquanto que 27% optaram por Alvaro Dias. Aline teve 4%, Guto 2% e Desiree 1%. Branco e nulo 14% e 20% não sabem ou não responderam.
Terceiro e último cenário, sem a presença de Alvaro Dias na disputa. Moro teve 41%, seguido de Paulo Martins (6%), Aline (5%), Guto (3%), Desiree (2%). Branco e nulo 19% e 24% não sabem ou não responderam.
Palácio Iguaçu — Se na corrida pela vaga ao Senado a disputa é acirrada, para o governo do Estado as pesquisas indicam um caminho tranquilo para a reeleição do governador Ratinho Junior (PSD) já no primeiro turno. Ele lidera em todos os cenários pesquisados.
Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome dos candidatos ao eleitor, o governador foi citado por 21% dos entrevistados. O principal adversário, o petista Roberto Requião somou 7%, enquanto que Flávio Arns (Podemos) teve 1%. 3% dos eleitores citaram outros candidatos. Branco e nulo 19% e 49% não sabem ou não responderam.
Na estimulada, Ratinho obteve 43%, Requião 16%, Arns 6%, César Silvestri (PSDB) somou 2% e Ângela Machado (Psol) foi lembrada por 1%. Branco e nulo 14% e 18% não sabem ou não responderam. Importante destacar que a pesquisa foi feita antes do anúncio de que Cesar Silvestri desistiu de disputar o Palácio Iguaçu e vai concorrer ao Senado. A mesma coisa acontece com Valdir Rossoni que decidiu encerrar a carreira pública e, portanto, não estará na disputa pelo Senado.
Rejeição — A pesquisa também quis saber a rejeição dos pré-candidatos ao governo junto ao eleitorado. Quem apareceu na frente foi Requião, citado por 38%. Ratinho teve 22%, Arns 12%.
Gestão — Os eleitores tiveram de responder sobre a aprovação do governo Ratinho Junior. 58% responderam que aprovam e 30% desaprovam — 12% não sabem ou não responderam.
Metodologia — A pesquisa ouviu 1.500 eleitores paranaenses entre os dias 19 e 20 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número PR-06745/2022.