Pesquisa mostra que região Sul é a que mais desaprova governo Lula

Quase seis meses do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a percepção dos eleitores não mudou. O petista segue bem visto e aprovado nas regiões Norte e Nordeste, mas a resistência com os sulistas permanece. Um retrato da eleição presidencial, onde o atual presidente venceu com folga o ex-presidente Jair Bolsonarto no Norte e Nordeste, perdeu nos Estados do Sul e disputou cabeça a cabeça na região Sudeste.

Este cenário aparece no levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgado nesta terça-feira (23), que ouviu pouco mais de 2.000 pessoas em 164 municípios dos 26 Estados, mais o Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de maio de 2023.

Na região Sul, pouco mais da metade dos entrevistados (51,2%) disseram desaprovar a gestão do presidente Lula, enquanto que 42% responderam que aprovam o governo petista. 6,8% não opinaram ou não responderam. É a única região do Brasil em que o índice de  desaprovação é maior do que o de aprovação.

Melhores índices — O desempenho nos estados do Sul é diametralmente oposto na região Nordeste, onde Lula tem o melhor resultado: 67,4% aprovam a administração de Lula e 27,1% disseram desaprovar — 5,5% não opinaram ou não responderam. NA região Norte e Centro Oeste o resultado é positivo ao petista: 54,3% aprovam e 39,7% afirmaram desaprovar o governo petista.

A menor diferença entre os que disseram que aprovam e os que não aprovam a administração de Lula foi registrada na região Sudeste. 49,7% responderam aos entrevistadores que aprovam e 43,2% desaprovam.

Somados todos os índices, os brasileiros, em sua maioria, aprova estes primeiros seis meses de gestão do PT, mas 30% dos eleitores avaliaram a administração de Lula como ruim ou péssima.

Expectativa do brasileiro — O Instituto Paraná Pesquisa também;em projetou a expectativa do eleitor brasileiro quanto ao governo Lula e na questão econômica do país. A maioria dos entrevistados responderam que não vai melhorar, nem piorar, vai ficar igual. Na parte econômica, 45,4% disseram que nada vai mudar, já para 26,8% a expectativa é que melhore e 25,8% acreditam que vai piorar.

Quanto a administração de Lula, 29% acham que vai melhorar, para 27,6% vai piorar e a maioria, 38%, vai permanecer igual.

Metodologia — O Instituto Paraná Pesquisa ouviu 2023 eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal, em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e 21 de maio de 2023. O grau de confiança do levantamento é de 95% para uma margem de erro de 2,2%.

 

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

 

Compartilhe nas redes