Pesquisa IRG aponta vitória de Eduardo em Curitiba com 57% dos votos válidos

Na véspera do 2º turno da eleição, a IRG Pesquisas divulgou o último resultado do cenário da disputa entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) pela prefeitura de Curitiba. A sondagem eleitoral, contratada pela RIC-TV, foi divulgada neste sábado (26) e mostra a liderança do candidato do PSD. Na proporção dos votos válidos, quando são desconsiderados os nulos e os brancos, da mesma forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a totalização, Eduardo Pimentel atinge 57,14% diante de 42,86% de Cristina.

 

Fonte: IRG – votos válidos PR-00012/2024

Ele também lidera tanto na espontânea quanto na estimulada. Quando os eleitores apenas falam em quem pretendem votar, Eduardo Pimentel é lembrado por 47% dos entrevistados e Cristina por 38%. Não responderam ou não sabem somam 9%. Brancos e nulos atingem 6%. Diante da apresentação dos nomes dos concorrentes à prefeitura de Curitiba, a vantagem de Eduardo Pimentel aumenta consideravelmente e chega a 52%. Cristina atinge 39%. Brancos e nulos são 6% e os que não sabem são 3%.

 

Fonte: IRG – estimulada PR-00012/2024

 

 

Este é o segundo estudo realizado pela IRG no 2º turno da eleição municipal em Curitiba. No dia 19 de outubro, Eduardo Pimentel também liderava a corrida com 55,05% dos votos válidos. Já Cristina aparecia com 44,95%. Ou seja, ao comparar os dois estudos do mesmo intituto, percebe-se que o candidato do PSD cresceu de 55,05% para 57,14% dos votos válidos e Cristina Graeml caiu de 44,95% para os atuais 42,86% — ambos variando dentro da margem de erro, ele de forma positiva e ela negativa.

  • Leia mais:

Justiça Eleitoral nega pedido de Cristina Graeml para impugnar a Pesquisa Quaest

TRE proíbe divulgação da pesquisa Veritá para Curitiba

Uma possível explicação para a queda de Cristina está na redução do percentual das pessoas que não sabiam ou que não quiseram divulgar seus votos. Na pesquisa do dia 19, eles representavam 5% dos eleitores, dois pontos percentuais a mais que a divulgada neste sábado (26). Outra motivo pode ser os ataques que ficaram mais intensos nesta última semana de campanha.

Metodologia: A pesquisa da IRG está registrada no TSE com o número PR-00012/2024, contratada pelo Grupo RIC. Foram ouvidas 900 pessoas de 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Compartilhe nas redes