Pesquisa: Helder Lazarotto larga na frente na disputa em Colombo

Por Carol Nery

O candidato à reeleição no município de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), saiu na frente na primeira pesquisa de intenções de votos desde o início da campanha, há 10 dias. O levantamento é do IRG Pesquisa, encomendado pela TV Band, e divulgado nesta nesta segunda-feira (26).

 

Eleições em Colombo: Helder Lazarotto desponta como favorito na IRG Pesquisa
Pesquisa em Colombo: Helder Lazarotto (PSD), Beti Pavin (MDB), Sérgio Pinheiro (NOVO) e Fernando Sangue Laranja (PT) são os candidatos a prefeito e prefeita (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

 

O atual prefeito, que conta com o apoio do governador Ratinho Junior, aparece em primeiro lugar, com 45,8% das intenções de votos, na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. A principal adversária, Beti Pavin (MDB), aparece em segundo lugar, com 29,8%. Na sequência, estão Sérgio Pinheiro (NOVO), com 10,2%, e Fernando Sangue Laranja (PT), com 1,5%.

No cenário espontâneo, quando não é apresentado ao eleitor os nomes dops candidatos, Helder Lazarotto aparece com 27,2%, seguido de Beti Pavin, com 14,2%. Sergio Pinheiro aparece com 3,2% e Tiago de Jesus e Fernando Sangue Laranja têm 0,2%. O instituto também mediu a rejeição dos candidatos. A ex-prefeita tem 36,5% de rejeição, seguida de Fernando Sangue Laranja (13,2%); Sérgio Pinheiro (10,5%) e Helder Lazarotto (9,8%).

Beti Pavin aguarda resultado de recurso na Justiça Eleitoral

A disputa pela prefeitura de Colombo tem todos os ingredientes para ser bastante disputada — e polarizada entre o atual e a ex-prefeita. A cidade lidera o ranking de denúncias eleitorais neste início de campanha. Recentemente, a equipe jurídica de Helder, capitaneada pelo advogado Luiz Eduardo Peccinin, ajuizou uma ação na Justiça Eleitoral por propaganda antecipada nas redes sociais. A ação foi acolhida pelo juiz eleitoral Rubens dos Santos Júnior, da 186ª Zona Eleitoral de Colombo que considerou que as postagens caracterizava propaganda antecipada — determinando o pagamento de R$ 5 mil para cada uma das 18 publicações nas redes sociais da candidata.

Os advogados de Beti Pavin já ingressaram com um recurso e aguardam o julgamento.

Metodologia: a pesquisa consultou 161.655 eleitores de Colombo, no período de 21 a 24 de agosto de 2024. Ela está registrada no TSE sob o número PR-00340/2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe nas redes