Géri Dutra (PL) lidera a disputa pela prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, neste início de campanha eleitoral. Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa aponta o candidato do partido de Jair Bolsonaro com 47,8% das intenções de voto e o principal adversário, o prefeito Robson Cantu (PSD), que busca a reeleição, com 33,1% das intenções de voto — no cenário estimulado com o nome dos vices Neuza Viganó e Fernando Fiorentin, respectivamente.
A sondagem eleitoral foi divulgada nesta quarta-feira e acende um sinal amarelo na secretaria de Planejamento do governo do Paraná, de onde Guto Silva acompanha, entre um compromisso e outro, na atribulada agenda, o desempenho do seu candidato em Pato Branco.
Guto escalou o tarimbado jornalista Hudson José para comandar a campanha de reeleição do prefeito Cantu. Com a experiência de já ter sido secretário de Comunicação de Ratinho Junior e ter trabalhado com Jaime Lerner e Beto Richa, Hudson está tendo que se virar nos 30.
Um dos pontos já diagnosticados pelo jornalista que precisa ser corrigido com rapidez é a rejeição do prefeito — que bate na casa de 37%, de acordo com os dados coletados pelo Paraná Pesquisa. O principal opositor, Géri Dutra, tem a menor taxa de rejeição — 20,9%, atrás ainda do candidato do PT, Volmir Sabbi (31,6%). E olha que em Pato Branco, a gestão do presidente Lula é desaprovada por 58,1% contra 37,5% que disseram apoiar a administração petista.
A aprovação da gestão de Robson Cantu junto ao eleitorado pato-branquense é mais um desafio para Hudson José — 51,6% responderam na pesquisa que apoiam a administração do prefeito, enquanto que 44,4% dizem desaprovar.
No bunker do Cantu, aliados se apegaram ao dado da pesquisa espontânea — que mostra Géri Dutra na dianteira, mas empatado dentro da margem de erro com o prefeito: 21,4% para o candidato do PL e 17,8% para Robson Cantu. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos. O “núcleo duro” da campanha do prefeito “foi orientado” a olhar para os que não sabem ou não responderam na espontânea, que somam 54,2%.
Já que em outro cenário estimulado, sem o nome dos vices, Géri Dutra apareceu com 45% contra 35,3% do prefeito.
Ratinho não deve desembarcar
O Paraná Pesquisa também mediu entre o eleitorado de Pato Branco a avaliação da gestão de Ratinho Junior: 75% dizem aprovar contra 21,4% que desaprovam. Hudson até gostaria bastante, mas dificilmente poderá contar com o “ex-patrão” na campanha. Apesar do prefeito Cantu fazer parte do PSD do governador, Ratinho não deve desembarcar na cidade que tem dois aliados em trincheiras opostas disputando a eleição de outubro.
Metodologia: O Instituto Paraná Pesquisa ouviu 640 eleitores de Pato Branco entre os dias 17 e 20 de agosto de 2024. A pesquisa, que está registrada no TSE sob o número PR-01638/2024, tem grau de confiança de 95% e uma margem estimada de erro de aproximadamente 4% para mais ou para menos.