O Instituto Paraná Pesquisa divulgou nesta terça-feira (6) o retrato da disputa eleitoral pelo Governo do Paraná e para a única vaga ao Senado Federal.
O governador Ratinho Junior (PSD), que busca a reeleição, ampliou a vantagem sobre o petista Roberto Requião. Se a eleição fosse hoje, a disputa pelo Palácio Iguaçu terminaria no dia 2 de outubro.
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando não é apresentado ao entrevistados os nomes dos candidatos, o governador obteve 31% dos votos contra 10,1% de Requião. Em seguida vem o candidato do PDT Ricardo Gomyde, que apareceu com 0,9% e empatados com 0,1% Joni Correa (DC) e Professor Ângela (Psol).
O dado que chama a atenção é que metade dos paranaenses ainda não sabe em quem vai votar — um campo fértil para provocar oscilações na disputa eleitoral.
Já na estimulada, quando é mostrado aos eleitores os candidatos, Ratinho teve 56,2% enquanto o petista apareceu com 23,8%, Gomyde 2,5% e os demais candidatos com menos de 1%.
Considerando só votos válidos, ou seja, excluindo-se brancos e nulos, Ratinho bate 67,1%, contra 28,3% de Requião e 3,5% do pedetista.
Disputa quente — Se na corrida pelo Palácio Iguaçu, o cenário é tranquilo para Ratinho, na corrida pela única vaga ao Senado Federal a disputa esta bem acirrada e deve se intensificar na reta final da campanha. Alvaro Dias (Podemos), que busca a reeleição, está tecnicamente empatado com o ex-juiz federal Sergio Moro, que concorre pelo União Brasil.
Na pesquisa espontânea, Alvaro teve 11,2% contra 9,4% de Moro. Em terceiro, aparece Paulo Martins com 3,9%, seguido de Orlando Pessuti (MDB) com 1%, da petista Rosane Ferreira (0,6%), Aline Sleutjes do Pros com 0,5% e Desiree Salgado que somou 0,2%.
Na estimulada, o candidato do Podemos aparece com 31,7% e Moro com 27,2%. Como a margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Na estimulada, Paulo Martins soma 11,4%, Pessuti 3%, Rosane 2,6%, Aline 2,4%, Desiree 0,6%, Roberto França da Silva Junior 0,4%, Dr Saboia 0,4% e Laerson Matias 0,2%.
Metodologia — A pesquisa foi feita por meio de 1.410 entrevistas pessoais em 62 municípios do Paraná e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº PR09990/2022.