Pesquisa: 48,4% discordam de decisão que deixou Bolsonaro inelegível
48,4% dos brasileiros ouvidos num levantamento feito pela Paraná Pesquisa discordam da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por 8 anos. A outra metade, 44,7%, respondeu que está de acordo com a decisão da Corte Eleitoral e 6,9% não souberam falar ou não opinaram.
O extrato da pesquisa revela que os eleitores da região Sul são os que se revelam mais contrariados com a decisão da Corte Eleitoral: 59% — seguido do Sudeste (44,1%) e Norte + Centro-Oeste (41%). Apenas na região Nordeste do país, a maioria dos eleitores (51,4%) concordam com a inelegibilidade de Bolsonaro.
A pesquisa foi feita entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2024 — portanto, antes da operação da Polícia Federal que investiga a existência de uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente Bolsonaro.
Metodologia: A empresa Paraná Pesquisas realizou entrevistas pessoais com 2.026 eleitores com 16 anos ou mais em 164 municípios nos 26 Estados e no Distrito Federal. O levantamento foi feito entre os dias 24 a 28 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.