Começa hoje (20) em Paris o Programa Personalidades Promissoras 2024 que reúne representantes de 75 países. O Brasil estará representando pelo vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel. O evento, promovido pelo Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França, escolheu 75 personalidades de diversos países para dar palestras sobre sustentabilidade, mobilidade e planejamento urbano.
Eduardo Pimentel, que é pré-candidato a prefeito de Curitiba, foi o único convidado do país para participar do evento. Realizado pelo Ministério das Relações Exteriores da França, a escolha pelo nome do vice-prefeito como representante do Brasil é baseada em uma avaliação criteriosa acerca da trajetória do selecionado e o potencial em realizar bons feitos no futuro. O convite é reflexo também do trabalho da prefeitura de Curitiba no exterior com os investimentos, principalmente, em sustentabilidade e inovação.
“A carreira brilhante de Eduardo Pimentel foi o principal motivo de interesse do Ministério das Relações Exteriores. O fato de que, aos 33 anos, ele se tornou vice-prefeito da oitava maior cidade do Brasil faz dele uma pessoa com um futuro promissor”, comentou o Cônsul-Geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.
Pimentel escolheu três temas estratégicos para tratar na sua estadia na França: sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade. Ele só deve retornar a Curitiba no próximo sábado (27).
Na segunda-feira, ele participa de uma reunião do Conselho Empresarial França-Brasil e de um encontro no Movimento de Empresas da França (MDEF) e instituição que reúne lideranças do setor produtivo da França. De acordo com a agenda oficial, o vice-prefeito depois almoça no Senado da França. No período da tarde, ele vai para Lyon onde será homenageado num jantar oferecido pelo prefeito de Lyon, Grégory Doucet.
A agenda do evento prevê ainda reunião no Ministério das Relações Exteriores da França (Quai d’Orsay), com Departamento Político das Américas, na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris e ainda um encontro com a Comissária Geral da Temporada França-Brasil 2025. Pimentel ainda visita à fábrica da Dassault Systèmes, multinacional francesa fabricante de softwares de experiência 3D de produtos, com foco em novas tecnologias, inovação e sustentabilidade.
“É uma honra poder ir até a França representando nossa cidade, ainda mais sendo o único do país. Lá, pretendo demonstrar a força de Curitiba e discutir sobre nosso poder em sustentabilidade, mobilidade e transporte”, afirmou Eduardo Pimentel, que é formado em Administração com especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas.
A ida do vice-prefeito de Curitiba será custeada pelo Ministério das Relações Exteriores da França.