Dedo no olho, tapa na orelha e puxão de cabelo. Os marqueteiros da campanha de reeleição do governador Ratinho Junior abriram a caixa de ferramentas bem antes do previsto e utilizaram a propaganda partidária do PSD para demolir o ex-governador Beto Richa (PSDB).
Corrupção, desvios, mordomias com jatinho alugado, aposentadoria. Está tudo lá nas peças muito bem produzidas pelo marqueteiro argentino.
Os golpes não pouparam nem a ex-primeira-dama Fernanda Richa. Uma das inserções fala do abandono que as mulheres paranaenses viviam até o PSD virar governo e mudar o rumo da nossa história.
Especialistas em eleições ouvidos pelo Blog Politicamente ficaram surpresos ao assistir ao repertório. Duas explicações são plausíveis: os marqueteiros de Ratinho querem abortar antecipadamente a decolagem da candidatura do tucano César Silvestri Filho – e para isso batem em Richa abaixo da linha da cintura.
Ou – o que seria pior, os indicadores sérios começam a mostrar mudança nos números, trazendo Roberto Requião (PT) cada vez mais para perto de um hoje pouco provável segundo turno.
A campanha antecipada via inserções políticas do PSD tem apenas uma fragilidade: em maio, é o PSDB quem vai ocupar os espaços nobres da mídia. Então poderemos assistir à reação do ninho tucano.