O desembargador Fernando Quadros da Silva, que é do Paraná, assume nesta sexta-feira (23) a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele, que é o atual vice-presidente do tribunal, foi eleito presidente em abril de 2023 para o biênio2023-2025.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, embarca no início da tarde no aeroporto Bacacheri, em Curitiba, em direção a Porto Alegre para participar da solenidade que está marcada para às 16h.
No avião do Governo, além de Ratinho, os deputados Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, que assim como Fernando Quadros é de União da Vitória, e Alexandre Curi — primeiro secretário do legislativo.
O TRF-4, com sede em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atende o Paraná e Santa Catarina, além, claro, do estado gaúcho. Dentre as competências do TRF4 está julgar recursos a sentenças de juízes federais de primeira instância que envolvem a União Federal, autarquias e empresas públicas.
Fernando Quadros da Silva, que substitui Ricardo Teixeira do Valle Pereira na presidência do TRF4, vai coordenar o tribunal pelos próximos dois anos. Também tomam posse o desembargador João Batista Pinto Silveira, como vice-presidente, e a desembargadora Vânia Hack de Almeida, como corregedora regional da Justiça Federal da 4ª Região.
O desembargador paranaense tem 59 anos, nasceu em União da Vitória e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba) em 1988. É especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).